domingo, 28 de outubro de 2012

A CATEQUESE E O ANO LITÚRGICO

A reunião dos coordenadores ontem (27/10), começou com o Evangelho de Lucas 13,1-9, proclamado e partilhado pela Irmã Vera. Também a partir do evangelho, refletimos de maneira dinâmica (com o Rosildo), refletimos sobre a nossa atitude: será que somos aqueles procuram e se alimentam de coisas boas? Ou somos aqueles que se alimentam só do que não presta? Qualquer que seja nossa atitude, Deus sempre nos enxerga sempre com a mesma dignidade de filhos, feitos à sua “imagem e semelhança”. Mesmo diante de nossa miséria, de nossos erros, limitações e pecados, Deus sempre nos trata com esperança e, no seu infinito amor, nos dá uma nova chance, cuidando de nós com cuidado e dedicação. (Ou, conforme o evangelho, “cavando em volta e colocando mais adubo”.)

O ANO LITURGICO foi tema da formação trazida por Carlos Adelcio e também pautada em muita reflexão, a partir de exemplos e pensamentos práticos de nosso dia a dia. Lembrou-nos, primeiramente, de que a grande novidade que anunciamos é JESUS. É essa "boa nova" que a Igreja proclama no Ano Litúrgico, fundamentada na Palavra de Deus.
Este esquema representa os tempos do Ano Liturgico, isto é a caminhada anual da Igreja, que traz presentes os sinais da presença salvadora de Jesus Cristo.

(Para maiores informações ou para obter o texto do Carlos Adelcio, comente essa postagem, deixando o seu nome e e-mail, para entrarmos em contato.)
Foram entregues aos presentes (de 38 paróquias!) o texto sobre  "Halloween" (trazido pela irmã Vera) e o calendário diocesano da catequese (retiro, reuniões, formações e eventos). Encerramos a reunião com o "Creio do catequista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário