quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CATEQUISTAS DA DIOCESE DE MOGI DAS CRUZES REFLETEM SOBRE O ANO DA FÉ


"A PORTA DA FÉ, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós.
Terá início no mês de setembro, a Jornada de Formação para os catequistas da Diocese de Mogi das Cruzes.
O encontro tem o desejo de reunir catequistas de toda a Diocese (organizada por regiões). A temática principal da jornada de formação será sobre o Ano da Fé. O papa Bento XVI vai proclamar a abertura do Ano da Fé em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário de abertura do Concilio Vaticano II e 20º ano do aniversário do Catecismo da Igreja Católica, e seu encerramento será em 24 de novembro de 2013, com a Solenidade de Cristo Rei do Universo.
Em virtude desta temática os catequistas estarão estudando o documento Porta Fidei – A Porta da Fé, com a assessoria da Equipe Diocesana de Catequese e outros convidados.
Lembremos queridos catequistas que a finalidade da Catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo!  Empenhemo-nos para que a “celebração de abertura do Ano da Fé e uma solene conclusão do mesmo a nível de cada Igreja particular, seja ocasião para “confessar a fé no Senhor Ressuscitado nas nossas catedrais e nas igrejas do mundo inteiro”.
Pe. Devair Marcondes  e  Ir. Vera Lucia do Coração traspassado, MCSC
Coordenadores Diocesano da Pastoral da CatequeseDiocese de Mogi das Cruzes
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura"
                                                                                                                                      (Mc 16, 15)

domingo, 26 de agosto de 2012

Mensagens dos padres aos catequistas

Agradecemos aos catequistas por partilhar conosco as mensagens dos padres...
1-
Bendita seja a Santíssima Trindade! para sempre...
Aos nossos estimados catequistas,
A Santíssima Trindade nos congrega neste dia dedicado a vossa vida e missão dentro da comunidade eclesial. Quero agradecer a cada um de vocês, pelo vosso dom e serviço dentro de nossa paróquia. Creio que ser catequista é um presente de Deus à nossa Igreja.
Obrigado por fazer parte da história de nossa Igreja, de nossas crianças, dos nossos jovens e de nossos adultos. A vossa vida de entrega aos nossos catequizandos é sinal de profecia em uma sociedade, onde se prega o egoísmo, o hedondismo e o consumismo.
Vocês com toda certeza dão um testemunho em nossa sociedade seguindo a Jesus Cristo e ajudando-o na missão de evangelizar. Pois ser catequista é viver numa dimensão de serviço, em comunhão.

Vejo em vocês pessoas dedicadas pela causa do Reino. Pessoas que amam, vivem e sentem-se realizadas com o que fazem. Assumem com entusiasmo e realizaçjão a vocação batismal. Comprometem suas vidas em benefício da vida do próximo. Pessoas com Mestre e fazem com Ele uma experiência de vida e fé. Alimentam-se das inspirações do Espírito Santo, para transmitir a mensagem com coragem, entusiasmo e ardor. Nutrem-se da Palavra, da vida de oração, da Eucaristia e da Devoção a Maria. Descobrem o rosto de Deus nas pessoas, nos pobres, na comunidade, no gesto de justiça e paz e nas realidades do mundo. Pessoas capazes de construírem comunhão.

Por isso, em nome da Igreja, agradeço a vossa vida e ministério dentro de nossa paróquia.

Eu desejo a vocês que o Pai vos abençoe, que Deus filho vos cure. Que o Espírito Santo vos ilumine e vos dê olhos para ver, mãos para realizar o trabalho de Deus, pés para caminhar, boca para pregar a Palavra da salvação. O anjo da paz para vos guardar e, finalmente, pela graça do Senhor, conduzir ao seu Reino
(Frei Clayton dos Santos, OSST, vigário da Paróquia São Francisco de Assis, Suzano-SP)

2-
Gostaríamos neste dia dedicado a todos vocês que tem uma função muito especial na Igreja, dizer o quanto são importantes. Vocês são visivelmente a figura de Nossa Senhora dando os primeiros ensinamentos sobre  a pessoa de Deus ao menino Jesus.
Talvez não podem mudar o mundo, mas poderão fazer com que alguns o tornem melhor!
Sem esse trabalho, a Igreja ficaria falando um dos membros do corpo que é a Igreja, do qual, Cristo é a cabeça. Ser catequista não é mar de rosas, mas por trás dos espinhos da missão existe sempre uma rosa perfumada, bonita e pronta para desabrochar e mostrar sua beleza.
Deus abençoe pela intercessão de Santo Antonio de Sant1Anna Galvão!
(Padre Edinei e Luciano - Paróquias de São José e Nossa Senhora dos Remédios, de Salesópolis-SP)

sábado, 18 de agosto de 2012

Catequese junto com as pessoas com necessidades especiais

Hoje, na reunião diocesana, o Paulo puxou uma discussão sobre a catequese especial, a partir de um video do V Seminário Nacional do Catequese junto à pessoa com deficiencia, realizado no ano passado. 
Foi um bonito momento de partilha, no qual vários catequistas deram seus depoimentos sobre situações vivenciadas por eles ou por pessoas de sua convivência, casos em que mesmo diante do preconceito e do despreparo dos agentes, os deficientes venceram: foram acolhidos e chamados ao meio, trazendo testemunhos muitos bonitos de fé aos demais.
Na oração, a partir do evangelho do dia (Mt 19,12-15), o Rosildo propôs uma reflexão sobre os principais agentes da catequese: a família e a Igreja (comunidade de fé). Será que cada um está cumprindo o seu papel? Ou está sendo "relapso" ou "cabeça-dura"?
Um abraço! E até o próximo domingo, na missa diocesana do Dia do Catequista!