domingo, 28 de outubro de 2012

A CATEQUESE E O ANO LITÚRGICO

A reunião dos coordenadores ontem (27/10), começou com o Evangelho de Lucas 13,1-9, proclamado e partilhado pela Irmã Vera. Também a partir do evangelho, refletimos de maneira dinâmica (com o Rosildo), refletimos sobre a nossa atitude: será que somos aqueles procuram e se alimentam de coisas boas? Ou somos aqueles que se alimentam só do que não presta? Qualquer que seja nossa atitude, Deus sempre nos enxerga sempre com a mesma dignidade de filhos, feitos à sua “imagem e semelhança”. Mesmo diante de nossa miséria, de nossos erros, limitações e pecados, Deus sempre nos trata com esperança e, no seu infinito amor, nos dá uma nova chance, cuidando de nós com cuidado e dedicação. (Ou, conforme o evangelho, “cavando em volta e colocando mais adubo”.)

O ANO LITURGICO foi tema da formação trazida por Carlos Adelcio e também pautada em muita reflexão, a partir de exemplos e pensamentos práticos de nosso dia a dia. Lembrou-nos, primeiramente, de que a grande novidade que anunciamos é JESUS. É essa "boa nova" que a Igreja proclama no Ano Litúrgico, fundamentada na Palavra de Deus.
Este esquema representa os tempos do Ano Liturgico, isto é a caminhada anual da Igreja, que traz presentes os sinais da presença salvadora de Jesus Cristo.

(Para maiores informações ou para obter o texto do Carlos Adelcio, comente essa postagem, deixando o seu nome e e-mail, para entrarmos em contato.)
Foram entregues aos presentes (de 38 paróquias!) o texto sobre  "Halloween" (trazido pela irmã Vera) e o calendário diocesano da catequese (retiro, reuniões, formações e eventos). Encerramos a reunião com o "Creio do catequista".

terça-feira, 23 de outubro de 2012

SEMANA MISSIONÁRIA DA JUVENTUDE


Paróquia Nossa Senhora do Rosário
SETOR JUVENTUDE DIOCESANO

Dia 21 de outubro 19h30
Pe. Antonio Parula 

Dia 22 de outubro às 19h30
Pe. Antonio Carlos Alves de Menezes 

Dia 23 de outubro às 19h30
Dom Pedro Luiz Stringhini

Dia 24 de outubro às 19h30
Pe. Reginaldo Martins da Silva

Dia 25 de outubro às 19h30
Pe. José Eduardo Ferreira

Dia 26 de outubro às 19h30
Pe. Wandelei Malachias

Dia 27 de outubro às 19h30
Pe. Pe. Rodrigo Maia dos Santos

Dia 28 de outubro às 15h
Pe. Reginaldo Martins da Silva e Pe. Antonio Parula

domingo, 21 de outubro de 2012

O ANO DA FÉ E A JUVENTUDE

Bispos, padres, religiosos e leigos - principalmente jovens - reuniram-se de 19 a 21/10 (de Sexta até hoje), para a 34ª Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1. O tema remete ao "ANO DA FÉ" (11/10/12 a 24/11/13), à "JMJ 2013: Jornada Mundial da Juventude" (Rio de Janeiro, de 23 a 28/07/13) e à CF-2013 (Tema: Fraternidade e Juventude).
Em nossa diocese, o SETOR JUVENTUDE já está promovendo eventos que buscam promover a maior participação dos jovens na Igreja. Por exemplo, a SEMANA MISSIONÁRIA DA JUVENTUDE, de hoje até o próximo domingo, com celebrações ocorrendo sempre às 19h30. Informe-se e participe!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Abertura do Ano da Fé


Mais importante do que explicar, é preciso viver o ANO DA FÉ como um ano de graça e de aprofundamento na fé que professamos.









sábado, 6 de outubro de 2012

Pistas sobre o Ano da Fé

No próximo dia 11 de outubro, a Igreja abre o "ANO DA FÉ", proclamado pelo Papa Bento XVI na encíclica "Porta fidei".
Selecionei alguns slides apresentados na Assembleia do Regional Sul-1, apresentados pelo Pe. Marcelo Delcin.
(Clique nos slides para ampliar.)




 
 

 

 
 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mais sobre o Simpósio da Palavra


No Simpósio, os momentos celebrativos contaram com cânticos e orações meditativos, sempre pautados na Palavra e com participação de todos os sub-regionais. 



Na sexta-feira à noite, houve uma "Via Sacra da Fé"







No sábado pela manhã, rezamos as Laudes, e à noite, tivemos uma Celebração Penitencial.




No domingo pela manhã, a Santa Missa, presidida por Dom Vilson.
Ao final da missa, representantes dos Sub-regionais receberam o símbolo da mística do Sul-1 para o Ano da Fé.