quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE

Parte 1. INFORMAÇÕES GERAIS

Informações extraídas de:
http://catequeseregsul1.blogspot.com.br/

Parte 2. CATEQUISTA, TESTEMUNHA DA FÉ

A catequese hoje está ligada à Nova evangelização (tema do Sínodo dos bispos, por ocasião da abertura do Ano da Fé, em outubro de 2012), é o “conteúdo vivo da verdade que Deus quis transmitir” por meio de “hábitos de vida religiosa e não para permanecer apenas no intelectual”. “A catequese marca um momento central na história da Igreja. A catequese não só faz cristãos, mas ajuda os fiéis a aprofundar a própria identidade.” “Jesus é o mestre que educa na fé. [...] A Nova evangelização deve revelar Jesus.” “A pedagogia catequética deve ter dimensão eclesial comunitária.”

No primeiro dia, 26/09/2013, os temas tratados foram: “A catequese no contexto da nova evangelização” (introdução); “Deus procura o homem e se revela” (1ª Conferência); “Igreja, primeiro lugar da fé” (2ª Conferência).

No segundo dia, 27/09/2013, os temas foram mais ligados à Teologia: “Memoria fidei”: o dinamismo do ato de fé (memória, evento, profecia); “Traditio, Redditio Symboli”: o nosso sim a Deus; Credibilidade da fé: o retorno da fé e razão da transmissão da fé; Por uma pedagogia do ato de fé; “Traditio verbi”: harmonia entre Escritura, Tradição e Magistério; Acolhida do Catecismo da Igreja Católica na Catequese: experiências e critérios para uma plena inserção; finalizando, o discurso do Papa Francisco.
Alguns pontos do discurso do Papa Francisco: “Eu também sou catequista!” “É preciso ser catequistas! É vocação.” “Partir de Cristo... O que isso significa? 1... estar com o Mestre, aprender com Ele... Não desanime. Ele ama você. Deixe-se olhar pelo Ele! Nada mais... 2... imitá-lo, ir ao encontro do outro... sístole – diástole...  é assim que meu coração bate: união com Jesus e de encontro com o outro?... 3... não ter medo de ir com Ele nos subúrbios... Eu prefiro mil vezes uma Igreja que corre o risco de acidentes do que uma Igreja doente!... Jesus afirmou Vai, Eu estou com vocês! Esta é a beleza e o que nos dá força se formos, se sairmos para anunciar o seu Evangelho com amor, com verdadeiro espírito apostólico, com franqueza, Ele caminha conosco, diante de nós...”

O terceiro dia, 28/09/2013, começou com a santa missa na Basílica de São Pedro e a profissão de fé foi feita “em comunhão com toda a Igreja, diante da Cátedra de Pedro”. Em seguida, ocorreu a conferência “A diaconia da verdade como expressão da comunidade eclesial”. “A Igreja nossa mãe ensina a linguagem da fé”. "À tarde, os catequistas foram convidados para a peregrinação ao túmulo de São Pedro. Aconteceu em várias Igrejas da cidade de Roma momentos de catequese por grupos linguísticos."

No dia 29/09/2013, houve a missa de encerramento com o Papa.

Essa síntese foi elaborada tendo como fonte:
Blog “Teologia e adolescentes”, texto de Pe. Eduardo Calandro e outros, publicado em 27/09/2013


Blog “Catequese e Bíblia”, texto do Pe. Eduardo Calandro e Pe. Jordelio Sides Ledo, css, publicado em 27 e 28/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário