sábado, 30 de novembro de 2013

Reunião diocesana 30/11

A reunião começou com a divulgação da Escola diocesana de catequese (pelas irmãs Teresa e Vilma), que ocorrerá todas as quartas-feiras, a partir de 05/2/2014. As inscrições serão feitas na reunião diocesana de janeiro (25/1/2014) ou no 1º dia da Escola. Irmã Teresa explicou a ideia, que foi amplamente divulgada na Assembleia diocesana e na reunião do clero, e esclareceu duvidas que surgiram.
Iniciando a oração, cantamos “Vem, Espírito Santo, vem! Vem iluminar!”, rezamos o “Vinde, Espírito Santo...” e recordamos momentos que nos ajudaram a rezar neste ano de 2013: (Adriana) a turma de catequese; (Mércia) os encontros e reuniões de catequese; (Angela) a própria participação pastoral que nos propõe rezar, ler e meditar a Palavra para preparar os encontros; (Graça) a qualquer momento é possível parar para rezar; (Nilza) os momentos que reservamos para rezar; ler e rezar diariamente.
Cantamos “Onde reina o amor, fraterno amor! Onde reina o amor, Deus aí está!”, para introduzir a Leitura Orante Partilhada da Bíblia, seguindo um roteiro adaptado do Sulão e do material de retiro (irmãs mcsc). Ouvimos duas vezes a leitura bíblica (Romanos 15,5-13, por Jéssica e Celeste), fizemos um “cochicho” em duplas (ou trios) para responder aos questionamentos propostos e uma partilha (em que ouvimos pelo menos duas pessoas em cada item, incentivando a diversificação da participação dos catequistas presentes).
1) Perseverança e consolação; sentimentos = sentir o próximo (misericórdia); cristão = ser alegre, aprender também nas situações difíceis; “a vossa esperança transborde”; o respeito e acolhimento do cristão consciente.
2)   O texto nos diz para ter coragem = anunciar e denunciar; parar para sentir o outro, sem se fechar em si mesmo (de seu egoísmo); cuidar do outro.
3)    Quero ser testemunho da Tua Palavra, olhar e acolher o diferente, para assim dizer para Deus eu o amo.
4)    Senhor, ajude-me a superar o preconceito, que nos afasta do outro (e de Ti) e olhar o outro com o Teu olhar acolhedor, procurando conhecê-lo ao invés de nos afastar.
Ao final da Leitura Orante, distribuímos um marcador de livro com o tema do VIII SULÃO: Catequista, protagonista da fé, do amor e da esperança.
Diante da realidade, mesmo diante de situações difíceis de encarar, Deus sempre nos surpreende, multiplicando os dons, acolhendo e transformando nossos temores, preconceitos e desânimo. Vários testemunhos bonitos sobre a Festa diocesana “EVANGELIZAI!” que reuniu toda a diocese no Domingo passado, com grande participação (desde o preparo, até o evento). Sonia agradeceu a todos que apoiaram, contribuíram e participaram deste e de outros eventos da catequese diocesana, iniciativas que fazem que o Reino aconteça no meio de nós.
Em seguida, nos reunimos por região diocesana para avaliar a catequese diocesana em 2013 e tivemos o (abençoado e farto) lanche comunitário. No entanto, não houve tempo para fazer a plenária da avaliação.
EQUIPE DIOCESANA DE ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA

Anexo: Avaliação da Caminhada 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário