segunda-feira, 1 de setembro de 2014

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

“A Igreja busca a sua vida e a sua força na Sagrada Escritura,
como quem busca água num poço” (Youcat n.19).

A Bíblia, também chamada Sagrada Escritura, é uma coleção de livros que foram escritos sob inspiração divina. Revelam a ação de Deus na história da humanidade, por meio da caminhada de um povo que procura viver a sua fé.
Nos primeiros tempos, a história da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito foi transmitida oralmente, de geração em geração. Com o passar dos anos, porém, tornou-se necessário registrar por escrito, para que não se perdesse o sentido original da aliança de Deus com o povo.
Assim sugiram todos os livros que compõe a Bíblia católica: são 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento, formando uma lista (cânon) de 73 livros.
Deus coloca a sua palavra a nosso alcance (Dt 30,14), na Criação, na Bíblia, na Catequese, na nossa vida cotidiana e em toda a caminhada da Comunidade, para nós levarmos ao coração e à mente de crianças, jovens e adultos a alegria da Palavra de Deus.
A Bíblia apresenta o próprio Deus que nos ensina, comunicando-se conosco, em nossa história: “Nos encontros de Deus com o seu povo e seus profetas, é possível reconhecer essa estrutura da Revelação: Deus fala partindo de algo que os homens já conhecem, que pertence à experiência deles, e procura levá-los a descobrir e compreender algo novo do seu ser, do seu amor, da sua vontade. Ou ainda: Deus ilumina o seu povo e seus profetas para que compreendam o sentido da História que estão vivendo, dos acontecimentos que Deus quis ou permitiu.” (Catequese Renovada, n. 49).
A Bíblia conta a história de amor entre Deus e a humanidade, num diálogo especial que o Pai reserva a seus filhos, repleto de cuidado, compreensão, orientação, repreensão, correção necessária e ternura, para vivermos o dom da fé e da vida.

Que tal aproveitar este mês da Bíblia para aprender mais?
BIBLIOGRAFIA E SITES CONSULTADOS:
Catequese renovada, orações e conteúdo (CR), documento 29 da CNBB. Edições Paulinas, 1983.
Diretorio Nacional da Catequese (DNC), documento 84 da CNBB. Edições Paulinas, 2006.
Youcat – Brasil (catecismo jovem). Paulus editora, 2011.
thiagosimoes.net/blog/?p=15 – tipos de Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário