segunda-feira, 17 de novembro de 2014

REUNIÃO DIOCESANA DE OUTUBRO (25/10/2014)

25/10/2014, Reunião mensal de representantes paroquiais de catequese, feita numa sala de aula no andar térreo. 
    O padre Thiago fez a ACOLHIDA de todos os presentes, perguntando o nome e a paróquia de cada um. Em seguida, conduziu a ORAÇÃO INICIAL, fazendo memória a São Frei Galvão  e a partilha do evangelho (Mateus 22,34-40). Deus nos chama à partilha, à ação junto ao irmão (próximo), o que leva ao amadurecimento na fé. Nossa FÉ é alicerçada na Igreja. A fé contém um aspecto subjetivo, pessoal = dom que Deus dá a cada um, e um aspecto objetivo = conteúdo. Precisamos considerar os dois aspectos para que haja “entendimento” e possamos “testemunhar” o que acreditamos em gestos concretos. 

  O TEMA da formação foi “Espiritualidade do catequista”, baseado no livro “Discípulos catequistas” (Pe. Vicente Frisullo, Paulinas). O termo “espiritualidade” nos remete à condição espiritual (alma, coração) e à vida no Espírito (cf. Rm 8,1-17). A Catequese pode ser entendida como vida espiritual que se partilha, que se doa, mesmo que incompleta (a caminho). A Catequese tem o momento da preparação, do “encontro” propriamente dito e da oração; é um processo que se alimenta continuamente porque se constrói na caminhada e que ocorre na oração. No Batismo, é aberto o caminho para o céu; recebemos uma marca que não se apaga, porque é inscrita em nosso coração; somos configurados a Cristo nas atitudes e no empenho diário. A espiritualidade cristã contempla a “humildade” = imagem (não é a mesma coisa, não tem a mesma natureza, é parecido) e semelhança de Deus (dependência amorosa Dele, “sem mim, nada podeis fazer”); e a “confiança” = lançar-se, abandono (como a criança que confia na avó e chora, sente-se abandonada, se ela não estiver mais quando a criança voltar); “A minh’alma tem sede de vós, como terra sedenta e sem água!”, cf. Salmo 42 (41). Dimensões da espiritualidade: “cristocêntrica” = trinitária (= comunidade de amor), “sacramental” = eucaristia e reconciliação (= cultivo espiritual), “oração”, “bíblica”, “eclesial”, “mariana” e “solidária”. 


   Encerrado o tema, fizemos a PARTILHA das experiências sobre a passagem da Bíblia peregrina nas paróquias: na N. Sra. Carmo (Itaquá), fizeram gincana; na Santos Apóstolos (Itaquá), cada comunidade trouxe uma Bíblia para ser enviada; na Santa Isabel (S. Isabel), a Bíblia fez peregrinação, acompanhando a imagem de S. Isabel nas comunidades, passando também pelas pastorais, uma procissão como Ato Penitencial (e com slides para reflexão); na Bom Jesus e na N. Sra. Aparecida (Arujá), trouxeram as fotos dos eventos da Bíblia peregrina; etc. 

Encerrada a partilha, encerramos a reunião com uma Oração e com o lanche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário