segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SEMANA TEOLÓGICA

A teologia Latino-americana, encarnada na história do povo*
Prof. Ms. Maria Angélica Moreira

·        Teologias europeias: Teoria Dialética e Teoria da Práxis;
·        Concílio de Trento: dogmático;
·        Concílio Vaticano II: pastoral.

Eventos que preparam o Concílio Vaticano II:
·        Crescimento da importância dos leigos na vida da Igreja;
·        Novo florescimento pastoral (experiências novas, diante da realidade urbana);
·        Movimento catequético: perspectiva bíblica, litúrgica e missionária;
·        Movimento bíblico: exegeta católico.

Precedentes sócio-econômico-políticos na América Latina
·        Consolidação do processo industrial;
·        Aumento da diferença entre ricos e pobres (aumento dos pobres);
·        Teoria da dependência (sociólogos): América Latina num processo de subdesenvolvimento à há interesse em manter a dependência (Medelin, pobreza 1-2: pede aos pastores a libertação).

Precedentes eclesiais
·        Ação católica chega ao Brasil (1935): recristianizar através dos leigos;
·        Ação católica especializada (1945): ver-julgar-agir-celebrar (Pe. José Cardim) e movimentos sociais = JAC (Juventude Agraria Católica), JEC (Juventude Estudantil Católica), JIC (Juventude Independente Católica), JOC (Juventude Operária Católica) e JUC (Juventude Universitária Católica);
·        Movimento de Natal (Dom Eugenio Sales): escolas radiofônicas;
·        Bispos começam a se envolver com as questões sociais: estudam fora do país e voltam com vontade de pensar.
·        Concílio Vaticano II (1962-1965): Aggiornamento = atualização da Igreja e diálogo com o mundo moderno
·        Mendelin: adaptar o Vaticano II à realidade do povo marcada por relações de injustiça;
·        Pacto das catacumbas (Domitila, 39 bispos): pobres no centro do ministério pastoral.


(incompleto)

OBS:* Anotações minhas sobre a palestra do dia 22/10/2014, na Semana Teológica da Faculdade Paulo VI. Rossana

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