terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O PLANO DIOCESANO E A EVANGELIZAÇÃO

(Minhas anotações referentes à aula inaugural da Escola Diocesana de Catequese, em 05/02/2014, ministrada por Dom Paulo Mascarenhas Roxo, bispo emérito de Mogi das Cruzes)

A Igreja no Brasil hoje apresenta cinco prioridades: 1. Igreja em estado permanente de missão; 2. Igreja, casa da iniciação à vida cristã; 3. Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; 4. Igreja, comunidade de comunidades; 5. Igreja a serviço da vida plena para todos. Atendendo a essa orientação, a Diocese de Mogi das Cruzes elaborou um Plano de Pastoral, com diversas Comissões para cuidar dessas exigências.
A ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA é tema de uma dessas comissões e foi selecionada como uma das prioridades da diocese. É composta pela Animação Bíblica Pastoral e pela Catequese propriamente dita (como desenvolvimento da vida cristã).
Catequese significa desde a INICIAÇÃO CRISTÃ no Batismo e segue numa caminhada que dura a vida toda: eu tenho que ser evangelizado a cada dia! O que eu preciso fazer para ser evangelizado? (EU faço o que ELE quer, quando EU me apaixono por ELE!)
Como a catequese é vida, ensina a viver a vida cristã e não fica apenas nos conceitos, mas faz discípulos! E se a catequese cria discípulos, eu (evangelizador) preciso ser um bom discípulo de Jesus Cristo!
O Documento de Aparecida (2005), os documentos da Igreja no Brasil, as falas e documentos do papa Francisco, por exemplo, são boas orientações e ensinamentos para a nossa vida cristã. Como você se transforma em discípulo? (É o Senhor que transforma!)
A  Catequese é querigmática, é o primeiro anúncio, do quê é mais importante, o centro de nossa fé: Deus ama por meio de Jesus Cristo, que morreu, ressuscitou e está vivo hoje! O mais importante precida ser falado mais! (Tenho consciência de ser amado por Deus?) O Pai ama em Jesus Cristo. (O amor de Deus é manifestado n’Ele!) Por isso, preciso me encontrar com Jesus Cristo. 
A é um sexto sentido, pelo qual o Espírito Santo dá a capacidade de perceber o que não se vê. Nós percebemos o Senhor pela fé. "Quando terei a alegria de ver a face de Deus?" (Salmo 4) "Não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim." (Gálatas 2,20) A fé faz você se encantar com o Senhor, viver conforme o Senhor e entregar-se a Ele. E a Catequese é querigmática: tudo gira em torno disso!
A Catequese é mistagógica: inserida no mistério cristão. E o mistério é um momento importante de salvação! A iniciação cristã hoje está ligada ao RICA (ritual de iniciação cristã de adultos) e ao processo catecumenal (por etapas). Inclui celebrações que marcam cada etapa. Na apresentação dos catequizandos à comunidade, por exemplo, eles expressam o desejo de serem cristãos. Cristão tem que perdoar. (Você está disposto?) Destaque os símbolos litúrgicos: unção, vela acesa, etc. Essa volta às origens é necessária, porque vivemos num contexto de mudança de época e os valores são muito instáveis. 
Sacramento = sinal que representa uma realidade invisível.
Insista no coração do Senhor! O Senhor ama você! Nunca se sinta abandonado!
========================================================================
É esse o apelo que Deus faz a nós (cristãos). Foi essa também a palavra do papa Francisco a todos os catequistas. (Veja discurso do papa aos catequistas na Jornada da Fé, em setembro)
Rossana