domingo, 7 de setembro de 2014

O SIGNIFICADO DA BÍBLIA PEREGRINA

A Bíblia é o Livro por excelência da evangelização cristã. Por isso, desde o mês de março, a Catequese tem levado a Bíblia peregrina a visitar as paróquias de nossa diocese, nos recordando a importância da Palavra de Deus na Catequese, na nossa vida cotidiana e em toda a caminhada da Comunidade. Afinal, a Família, a Catequese e a Comunidade são responsáveis por colocar no coração de crianças, jovens e adultos a alegria da Palavra de Deus.
“Que a Palavra de Deus transforme a nossa vida, porque queremos caminhar na Luz do Senhor!”


Acolhamos a Bíblia peregrina, símbolo da Palavra de Deus que vem até nós e nos fala na catequese e na nossa vida!
Vamos aproveitar para aprender mais sobre a Bíblia! É por meio da palavra que nos unimos e nos reunimos em nome de Deus.
Fique atento! Em muitas paróquias, neste mês haverá palestras e outras atividades, para nos recordar que a Palavra de Deus está no centro de nossa fé! Veja o que haverá em sua paróquia e nas paróquias vizinhas! E participe!

sábado, 6 de setembro de 2014

CATEQUÉTICA, Aula 3. CELEBRAÇÃO COM OS CATEQUISTAS

(Aula ministrada pela Professora NAZIR RAMOS EM 03/09/2014)

FELIZES POR PARTICIPAR
Leitor/a 1: Senhor, somos felizes porque ao redor da mesa onde está sua Palavra, queremos na alegria e na gratuidade do servir renovar o compromisso do ministério da catequese. O DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE diz que: “a catequese é um carisma e um ministério na Igreja. Uma força divina conferida a uma pessoa em vista das necessidades de uma comunidade. O catequista assume este ministério exercido em nome de Deus, da Igreja e da comunidade”.
Leitor/a 2: Ser catequista deve nos encher de alegria, pois somos participantes da construção da vida dos catequizandos e da sociedade de paz e de justiça. Nossa resposta ao chamado de Jesus provoca em nós um encantamento pela Palavra, pois Jesus é a Palavra viva que o mundo espera.
A PALAVRA NOS CONVOCA
Leitor/a 3:  A Bíblia é o livro que documenta a educação da fé do Povo de Deus ao longo de sua história. Não é um escrito de doutrinas, mas um escrito que nasce da experiência da vida e quer sustentar a caminhada da fé.
Leitor/a 4: A Palavra de Deus é semente que se espalha e cresce no mundo inteiro. Ela é mobilizadora de nossa ação. A Igreja atenta aos sinais da palavra nos chama a uma intimidade sempre maior com este presente de Deus.
Todos/as: Nós catequistas, como ministros da Palavra, procuraremos escutar, vivenciar e anunciar com paixão esta boa notícia aos catequizandos e ao mundo para que “ouvindo creia, crendo espera, esperando ame” (DV 1).
Leitor/a 5: Jesus, o Semeador do Reino, sai de casa onde estava com os discípulos e vai para o Mar da Galileia, fronteira com os gentios e ensina em Parábolas. Esta forma de ensinar aproximava o povo de Deus e de sua história. O catequista, a exemplo da pedagogia de Jesus, também deve ensinar de forma que o catequizando, seja ele criança, adolescente ou adulto, faça a experiência da fé para tornar-se seguidor de Jesus Cristo.
Leitor/a 6: Jesus é apresentado como o Semeador do Reino. Os discípulos O entendem porque convivem e compreendem a sua missão. Com isso eles assumem a prática da justiça. É necessário cuidar do terreno.
TODOS: Plantar a semente e cuidar do terreno é a maneira coerente de viver a comunhão do Reino de Deus.
(Leitor/a 7: Mateus 13, 1-9)
PARA REFLETIR:
1. Qual a mensagem da parábola para nós catequistas?
2. Nossa catequese é semeadora da Palavra? Produz muitos frutos?
A PALAVRA NOS FAZ AGIR
Leitor/a 8: É tempo de vivenciar e assumir o que celebramos na dinâmica da Palavra de Deus que nos convoca, nos fala e  nos envia. Isto exige de nós catequistas e catequizandos abertura e confiança em Deus, coerência entre fé e vida e a fortaleza para acolher as mudanças que são necessárias na caminhada pessoal, comunitária e social.
Espontaneamente, os catequistas pegam sementes e expressam concretamente o compromisso de semear com entusiasmo uma catequese mais vivencial e transformadora.
TODOS: Põe a semente na terra, não será em vão. Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão.
Leitor/a 9: “Senhor, a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos (Mt 9, 37).
A todo instante tu nos chamas para tornar visível o teu Reino, em meio à grande messe do mundo.
TODOS: Nas nossas comunidades são muitos os adultos, os jovens e as crianças que tem sede de ti e para isto, necessitamos de muitos catequistas para aprofundar a sua fé de forma viva e convicta.
Leitor/a 10: Colocamo-nos como discípulos e discípulas na tua escola para aprender a caminhar nos teus passos, e vivendo o teu exemplo, sermos testemunhas do teu amor, da tua acolhida e da tua justiça.
Todos/as: Ajuda-nos a fazer ressoar a tua Palavra em todos os ambientes e situações.
Leitor/a 11: Aquece o nosso coração para partilhar o pão na busca de maior aprofundamento, reflexão e aprendizagem, juntamente com nossos irmãos e irmãs catequistas e com todos os catequizandos.
Todos/as: Dá-nos água da tua fonte para nos abastecer com tua mensagem, oração, espiritualidade, e prática comprometida com a vida, para que saciados, possamos permanecer perseverantes no teu seguimento.
Leitor/a 12: E como discípulos e discípulas queremos dizer com convicção: “em atenção à tua Palavra, lançaremos as redes”.
TODOS: Senhor, estamos convictos, que diante de nossa missão de catequizar, a todo instante repetes para nós: “não tenham medo!”. Mestre Jesus, manda-nos o teu Espírito de sabedoria e entendimento para compreendermos com alegria os teus ensinamentos. Amém.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

“A Igreja busca a sua vida e a sua força na Sagrada Escritura,
como quem busca água num poço” (Youcat n.19).

A Bíblia, também chamada Sagrada Escritura, é uma coleção de livros que foram escritos sob inspiração divina. Revelam a ação de Deus na história da humanidade, por meio da caminhada de um povo que procura viver a sua fé.
Nos primeiros tempos, a história da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito foi transmitida oralmente, de geração em geração. Com o passar dos anos, porém, tornou-se necessário registrar por escrito, para que não se perdesse o sentido original da aliança de Deus com o povo.
Assim sugiram todos os livros que compõe a Bíblia católica: são 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento, formando uma lista (cânon) de 73 livros.
Deus coloca a sua palavra a nosso alcance (Dt 30,14), na Criação, na Bíblia, na Catequese, na nossa vida cotidiana e em toda a caminhada da Comunidade, para nós levarmos ao coração e à mente de crianças, jovens e adultos a alegria da Palavra de Deus.
A Bíblia apresenta o próprio Deus que nos ensina, comunicando-se conosco, em nossa história: “Nos encontros de Deus com o seu povo e seus profetas, é possível reconhecer essa estrutura da Revelação: Deus fala partindo de algo que os homens já conhecem, que pertence à experiência deles, e procura levá-los a descobrir e compreender algo novo do seu ser, do seu amor, da sua vontade. Ou ainda: Deus ilumina o seu povo e seus profetas para que compreendam o sentido da História que estão vivendo, dos acontecimentos que Deus quis ou permitiu.” (Catequese Renovada, n. 49).
A Bíblia conta a história de amor entre Deus e a humanidade, num diálogo especial que o Pai reserva a seus filhos, repleto de cuidado, compreensão, orientação, repreensão, correção necessária e ternura, para vivermos o dom da fé e da vida.

Que tal aproveitar este mês da Bíblia para aprender mais?
BIBLIOGRAFIA E SITES CONSULTADOS:
Catequese renovada, orações e conteúdo (CR), documento 29 da CNBB. Edições Paulinas, 1983.
Diretorio Nacional da Catequese (DNC), documento 84 da CNBB. Edições Paulinas, 2006.
Youcat – Brasil (catecismo jovem). Paulus editora, 2011.
thiagosimoes.net/blog/?p=15 – tipos de Bíblia