quarta-feira, 13 de abril de 2016

Reunião diocesana de Fevereiro

No sábado 19/02/2016, realizamos a primeira reunião da catequese de 2016.
Iniciamos a reunião com uma reflexão sobre a Misericórdia de Deus, conduzida pelo Rosildo, pontuando que Misericórdia é saber colocar-se no lugar do outro, interessar-se e dispor-se em ajudar, cuidar do outro, conhecer suas angustias, conquistas e sofrimentos.
A partir daí, passamos para as Obras de Misericórdia, fazendo um paralelo entre as Obras de Misericórdia Corporal e as Obras de Misericórdia Espiritual. Por exemplo: 1. Dar de comer a quem tem fome (corporal), associa-se à 1. Dar um bom conselho (espiritual) a quem tem fome de uma boa palavra. 2. Dar de beber a quem tem sede (corporal), corresponde a 2. Corrigir os que erram (espiritual) e tem sede de um bom caminho. 3. Vestir os nus, se liga a 3. Ensinar os ignorantes (espiritual) que estão despidos de conhecimentos. 4. Visitar os doentes (corporal) se alia a 4. Suportar com paciência as fraquezas (espiritual), que são enfermidades de nossa alma, etc.

Em seguida, o Pe. Cleiton, assessor diocesano de catequese, tratou do tema da Campanha da Fraternidade 2016 “Fraternidade e Saneamento Básico, fornecendo pistas sobre o tema e falando de medidas básicas que nós temos que tomar como cidadãos. Abordou também a vontade política dos governantes, que incentivam o consumo, gerando situações aberrantes, como a quantidade de celulares ser maior do que a quantidade de vasos sanitários.
Por fim, recordamos o calendário da Comissão para Animação Bíblico-Catequética, reunindo os presentes segundo as regiões pastorais e revimos a data com das reuniões, formações, eventos, etc.

Anexo I: OBRAS DE MISERICÓRDIA
Obras de misericórdia corporais: 1. Dar de comer a quem tem fome, 2. Dar de beber a quem tem sede, 3. Vestir os nus, 4. Visitar os doentes, 5. Visitar os presos, 6. Acolher os peregrinos, 7. Enterrar os mortos.

Obras de misericórdia espirituais: 1. Dar um bom conselho, 2. Corrigir os que erram, 3. Ensinar os ignorantes, 4. Suportar com paciência as fraquezas do próximo, 5. Consolar os aflitos, 6. Perdoar os que nos ofenderam, 7. Rezar pelos vivos e pelos mortos.

Anexo II: Calendário da Comissão Diocesana para Animação Bíblico-Catequética

Anexo III: Lista de Paróquias Presentes
1. N.Sra. Aparecida (ARUJÁ), 2. São Bento do Parateí (GUARAREMA)
3. N.Sra. Remédios, 4. São José (SALESÓPOLIS), 5. São Benedito (BIRITIBA MIRIM)
6. N.Sra. Aparecida (V. Andeyara), 7. N.Sra. Fátima (V. Correia), 8. N.Sra. Paz (Romanópolis), 9. Santo Antonio (Vila Santo Antonio), 10. São Francisco (Pq. Santo Antonio): FERRAZ
11. Jesus Divino Mestre, 12. N. Sra. D’Ajuda, 13. N. Sra. Carmo, 14. São Bartolomeu: ITAQUAQUECETUBA
15. N. Sra. Aparecida (Nova Poá), 16. N.Sra. Fátima (Calmon Viana), 17. N. Sra. Lourdes (Centro), 18.Santa Rosa de Lima (Cidade Kemel), 19. São José (V. Varela): POÁ
20. Bom Jesus (Santuário), 21. N.Sra. Guadalupe (Jd. Rodeio),  22. N.Sra. Rosário (V. Industrial), 23. N.Sra. Socorro, 24. Santa Cruz (Ponte Grande), 25. Imaculado Coração de Maria (Jd. Universo), 26. N.Sra. Fátima (V. Jundiaí), 27. Santa Cruz (Taiaçupeba), 28. São Maximiliano Kolbe, 29. São Sebastião
30. Bom Pastor, 31. Divino Espírito Santo, 32. AP Santa Helena: SUZANO

OBS: Anexo III incluído em 24/04/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário