segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Reunião diocesana de JUNHO

REUNIÃO DIOCESANA EM 24/06/2017. Pauta: 1) Oração inicial com dinâmica; 2) Tema: “Psicologia das Idades”; 3) Entrega das dinâmicas (por escrito); 4) Avisos e outros.
Iniciamos a reunião com o evangelho (Mateus 9,36-10,8). Rosildo propôs uma reflexão sobre o texto bíblico, apresentando alguns objetos, representando os discípulos de Jesus: bule, ilha (ou guarda-chuva), carnê do IPTU, vela apagada, moedas, espelho, correspondendo, respectivamente, a Pedro, João, Mateus, Tomé, Judas, você. Deus escolhe o pecador e transforma a sua vida: “Com Jesus, as pessoas tem jeito!”
Em seguida, Pe. José Eduardo apresentou o Pe. Edinei (da Paróquia São Benedito – Biritiba Mirim), que foi convidado para falar para nós sobre a Psicologia das Idades. Pe. Edinei começou abordando a Psicologia de maneira geral, a partir do cérebro humano (ver Anexo 2), até chegar à Psicologia das Idades, abordando características de cada etapa do desenvolvimento humano. Depois desse tema, Rossana entregou uma folha com dinâmicas selecionadas pela equipe diocesana e baseadas nos evangelhos dos próximos domingos (Anexo 3). Para finalizar, Sonia deu os avisos: a) Formação para a catequese junto à pessoa com deficiência dia 08/07/2017, das 8h às 12h, no Centro Pastoral São José - Belenzinho; b) Missa do Dia do Catequista dia 26/08/2017, concentração às 18h no Largo do Rosário, com procissão até a Catedral Diocesana, onde teremos a Santa Missa; c) Formação diocesana hoje (24/06/2017) em Suzano, Paróquia Santa Helena - Parque Maria Helena. Os padres deram a bênção aos presentes e fizemos o lanchinho comunitário.
Anexo 1 - PARÓQUIAS PRESENTES:

Anexo IIPSICOLOGIA DAS IDADES (material trazido pelo Pe. Edinei Maia, psicopedagogo)


Primeira Parte: ESTUDOS DA PSICOLOGIA







Parte 2. FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
PRIMEIRA FASE: 01 aos 03 ANOS
è A descoberta do mundo exterior;
è O meio humano: família

SEGUNDA FASE: 04 aos 07 ANOS
è O globalismo;
è O egocentrismo;
è Acontece a primeira “crise”;

SEGUNDA INFÂNCIA (7 a 10 anos)
è Constitui-se uma fase ampla e significativa tanto para sua vida pessoal, como para a vida escolar e catequética;
è crescimento físico diminui;
è criança passa a pensar com mais lógica, mas ainda possui uma inteligência concreta.
è Além disso, gosta de ler, de aprender coisas novas.
è Nesta idade prefere ficar em grupos do mesmo sexo.
è criança é mais instável emocionalmente.
è Na religiosidade, a criança desta idade precisa de uma catequese que use símbolos. Necessita de um Deus amigo:
è criança deve ser iniciada na participação da comunidade.
è memorização de frases importantes, dos mandamentos

ADOLESCÊNCIA (14 a 17 anos)
è É uma fase de transição de modelos
è Acontecem profundas mudanças físicas.
è busca da identidade torna-se fundamental.
è busca de novos grupos sociais, a identificação com determinadas tribos
è Entender o adolescente é perceber as suas roupas como parte do corpo
è Percebem-se atitudes egocêntricas e a construção de uma moralidade própria
è Gostam de grupos heterogêneos, gostam de praia, festas, bailes...
è Possuem capacidade de pensar abstratamente, o pensamento lógico se desenvolve.
è São inconstantes emocionalmente
è Os adolescentes precisam ser confrontados com firmeza
è Também, tenha-se em destaque a questão vocacional.
è adolescente não vai ser convencido pela autoridade.

Anexo III. DINÂMICAS PARA A CATEQUESE SEGUNDO A LITURGIA

18/6. 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM. Mateus 9,36-10,8
Observe as figuras (podem ser levados objetos correspondentes, para ajudar na reflexão). Cada figura corresponde a um discípulo citado. Quais são?

Respostas:
PEDRO: tinha pouca fé, se desesperava fácil;
MATEUS: cobrador de impostos;
JOÃO: egoísta, se achava “o melhor”;
TOMÉ: não tinha fé, questionava tudo;
JUDAS: vendeu-se por 30 moedas;
VOCÊ: precisa ver melhor as coisas.

Reflexão:
Jesus vendo que a multidão estava como ovelha sem pastor, escolhe 12 para ajuda-lo, um pior que o outro. Às vezes pensamos que não somos capazes de encarrar a missão, pois somos muito falhos. (Mas Deus é muito maior do que tudo isso!). Mesmo com toda limitação, todos assumem a missão sem medo! Após o Pentecostes, doaram sua vida!

(Dinâmica elaborada por José Rosildo Santos para Mt 9,36-10,8)

25/6. 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM. Mateus 10,26-33
MENSAGEM PRINCIPAL
Deus quis precisar do ser humano, quis ter um povo para si, um povo santo, para santificar o mundo todo em seu nome, um povo que fizesse sua vontade e realizasse seu reino. Para isso Ele deixa bem claro que não precisamos ter medo, porque a missão se baseia na verdade, Ele está conosco. A segurança dos discípulos está na promessa: quem é fiel a Jesus, terá Jesus a Seu favor diante de Deus.

Dinâmica: NAO TENHO MEDO
Material: Balões coloridos, papéis, caneta.
Preparo: Escrever frases incompletas nos papéis e colocá-Ios dentro dos balões.
Desenvolvimento: Cada participante receberá um balão. Ao som de uma música deverão encher sem estourar. De acordo com o ritmo da música, deverão fazer movimentos com o corpo, utilizando os balões. Quando a música parar, deverão estourar os balões e pegar a frase que estava dentro. Voltando para o circulo, cada um deverá ler a sua frase completando-a... (falando de emoções).
Exemplos de Frases: Gosto muito de.../ Tenho medo de.../ A emoção que tenho maior dificuldade de controlar é.../ Diante de uma dificuldade, eu.../ Se eu pudesse mudar algo na minha vida seria...
Conclusão: temos muitos medos nas nossas vidas, inclusive medo de falar de Deus. Mas confiemos na verdade que Jesus nos falou: Não tenham medo! Eu estou com vocês. Fazer uma oração espontânea, dispor uma musica (sugestão: Confia em mim - Vida Reluz), e entregar uma lembrancinha.
Lembrancinha: pode ser uma caneta ou lápis, com uma mensagem: Não tenha medo ou Deus está contigo, ou da criatividade do catequista. A lembrancinha serve para uma memorização do que deve ficar mais forte da mensagem, algo que leva para casa é sempre marcante!

(Dinâmica selecionada pela Irmã Daiane Santos, mcsc)

02/7. SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO (Vermelho). Mateus 13,24-43
Tema: QUEM É JESUS?
Parece uma pergunta simples... mas não é!
Os primeiros cristãos fizeram muitas vezes essa pergunta. A cada vez que a faziam, descobriam, maravilhados, que Jesus é um mistério! Nunca damos conta de saber tudo dele. Jesus é um mistério de amor, oferecido a nós por Deus Pai para nossa salvação.
Os nomes ou títulos bíblicos de Jesus são uma tentativa de resposta a essa questão. Eles são como setas que apontam para Jesus. Através deles, dizemos o que pensamos de Jesus e de que forma o seguimos hoje.

Atividade: NOMES E TÍTULOS DE JESUS
CONVERSANDO E RESPONDENDO:
· Quais os títulos que chamam mais a atenção do grupo? Escolher dois títulos que o grupo considere mais fortes e profundos. Para cada um, escolher um símbolo que o represente. Ex. se o título escolhido for "Luz do mundo”: o símbolo pode ser uma vela acesa numa sala escura.
· Fazer uma lista de 3 títulos que o grupo ainda não conhecia.

Sobre cada um desses títulos, discutir:
·  O que eles dizem sobre a pessoa de Jesus?
·   E sobre nós, cristãos?
·   Quais esperanças anunciam?
·    Que mudanças propõem?

ORAÇÃO FINAL
·     Escrever os títulos escolhidos em fai­xas e cartazes.
·  Colocá-los em lugar visível, junto aos símbolos. Deixar um tempo para a oração individual, silenciosa.
·  Cada participante diz brevemente o que ficou de mais importante, nessa segunda fase dá formação interativa, no estudo dos ECOando nº 13 a 24.
·   Escolher um canto que resuma a men­sagem central da vida, morte e res­surreição de Jesus de Nazaré.

(Dinâmica colhida por Rossana referente ao jornal Ecoando nr. 24)

09/7. 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM. Mateus 11,25-30

DINÂMICA DO FARDO

Tempo: 5 minutos.

Material: Sacos de feijão, açúcar ou qualquer outra coisa que seja pesado. Pode-se encapar os sacos com papel/sacola de sua escolha.  

Desenvolvimento: Peça a um   catequizando  voluntário para participar da dinâmica (uma pessoa magra ou fraca seria o ideal). Avise a ele, e para todos os demais  catequizandos  ouvir, que se não aguentar os fardos, pode falar. Com ele do seu lado, peça para estender os braços, entregue apenas um (fardo), e durante toda a ministração você vai e coloca vários fardos na mão do voluntário, se cair no chão pegue novamente e entregue para voluntário, até que ele não consiga mais segurar os fardos, ou peça para parar. Caso, até o final ele continuar firme, tire os fardo dele e veja qual será atitude e expressão dele.

Moral: Assim, é como o inimigo faz com agente, cada vez que agradamos a ele, ganhamos fardos, um atrás do outro. Elevar pesos causa dor, desanimo, trauma, lesões. Deixe hoje, Deus tirar seus fardos.

(Mateus 11,30) "Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve".

(Dinâmica selecionada por Maria Elizabeth Pereira)



16/7. 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM. Mateus 13. Parábola do semeador

“Um semeador saiu a semear” (Mt 13,3).
Todo catequista é semeador da Palavra de Deus. É missão nossa semear, indiferente do terreno ou das condições climáticas. Não podemos dizer que o sol está quente demais, ou se está chovendo muito, ou que a semente não é boa. Temos que semear! Ler a “Parábola do semeador”; dividir a parábola em versículos; escreve-los em papeis; colocar dentro de balões coloridos; enchê-los; decorar o  ambiente com os mesmos. Escolher duas cores de balões: uma para a primeira parte da parábola, outra para a explicação. (Observação: a quantidade de balões deve ser igual ao número de participantes).
Leia a parábola do semeador para as crianças sem ler a explicação; depois, questione-os: a) Quem é o semeador? b) O que é a semente? c) O que representa os terrenos? (Colocar em destaque os tipos de terrenos citados). d) O que representa a colheita? Depois das respostas, contar a explicação da parábola.
Após a leitura repetir as perguntas e pedir que os catequizandos expliquem com suas palavras.
Entregar os balões a cada participante e pedir que as crianças brinquem com os balões, trocando de uma para outra criança sem deixa-los cair. Cada um que deixar cair deve pegar seu balão e aguardar o final da brincadeira. No final da brincadeira explicar que cada balão contem um versículo e que devem estourar os balões, retirar os versículos e montar a parábola como um quebra-cabeça.
Encenar com as crianças a parábola do bom semeador. 

(Dinâmica selecionada por Claudia Moreira e Thiago Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário