segunda-feira, 19 de março de 2018

REUNIÃO DIOCESANA DE FEVEREIRO

Dia 17/2 fizemos a reunião diocesana de representantes paroquiais de catequese no salão da casa das irmãs catequistas do sagrado coração para tratar da seguinte pauta: 1) O 1º Capítulo do Documento 107, 2) Discussão em grupo, 3) Partilha dos grupos, 4) Avisos e outros. Começamos a reunião com a ORAÇÃO INICIAL com  dinâmica, conduzida pelo Rosildo. A seguir, Paulo abordou A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ e o ícone bíblico da samaritana, assunto do primeiro capítulo do Documento 107. Ainda tratando da “samaritana”, Rose dividiu os participantes em seis grupos para DISCUSSÃO DO TEMA, de acordo com os passos apresentados (e com base num versículo ou passagem bíblica que correspondia a cada um); depois fez a partilha dos grupos. Desta partilha, percebemos que: a) Se nós crescemos, então nossas necessidades também cresceram. Então, precisamos de mais formações continuadas; b) Os pais mandam os filhos para a catequese, mas não dão o exemplo. Portanto, é importante nos aproximarmos mais dos pais, para que também eles sejam evangelizados, para eles também beberem da fonte, que é Jesus Cristo. Propor a catequese de uma maneira dinâmica, atraente, prática, que levem à experiência do encontro, por exemplo com visitas missionárias. c) O segredo está em estar próximo às famílias, para apresentar o rosto Jesus, que é misericórdia, acolhida, amor. Ensinar o que a Igreja diz (Palavra e documentos) para aprender com o exemplo do Mestre como Jesus faz diante das situações. Apresentar Jesus que vai ao encontro do outro. d) Os catequistas devem estar cheios do que estão anunciando, e não apenas cumprindo uma receita de bolo, para transbordar o amor de Deus; Muitas vezes, nós somos a presença de Jesus na vida, de maneira simples, completa e transparente; A formação não é um pedestal, uma arma; e) É preciso começar com a família: conhecer a criança e a família – ir ao encontro especialmente aos que mais precisam de acolhimento, junto com o grupo; levar os catequizandos (e pais) para conhecer realidades difíceis, como asilos, etc; f) O testemunho ocorre quando o catequista vivencia, vive esses seis passos pela sua vida; Em encontros como este que fazemos hoje, também ocorre este testemunho, essa renovação das promessas dos eleitos. Em seguida, Sonia agradeceu a presença de todos, Rossana justificou a ausência do padre José Eduardo e foram confirmadas as próximas formações: Dom 18/2 às 14h em Guararema - Paróquia N. Sra. Escada, Freguesia; Sáb 24/2 às 15h em Arujá - Paróquia N. Sra. Aparecida, Barreto; Sáb 03/3 às 8h em Poá - Paróquia N. Sra. Aparecida, Nova Poá; Sáb 10/3 às 16h em Itaquaquecetuba - Quase-Paróquia N. Sra. Aparecida, Freguesia.

Anexo 1: Lista das 34 Paróquias presentes.
MOGI, Região Catedral (03): Cristo Rei, Mãe do Divino Amor (Igreja), São João Batista Grande.
MOGI, Região César de Souza (01): Paróquia Santa Cruz - Ponte Grande.
MOGI, Região Brás Cubas (05): Imaculado Coração de Maria, N. Sra. Aparecida e São Roque, N. Sra. das GraçesN. Sra. Fátima - V. Jundiaí, S. José Operário - Jundiapeba, São Maximiliano Kolbe.

ARUJÁ-GUARATINGUETÁ-S. ISABEL (02): Bom Jesus (Arujá), S. Benedito (Guararema).
BIRITIBA-MIRIM e SALESÓPOLIS (03): S. Benedito (B. Mirim), N. Sra. Remédios e S. José (Salesópolis);
FERRAZ (04): N. Sra. Aparecida - V. Andeyara, N. Sra. Paz - Centro, S. Antonio - Centro, S. Paulo - V. São Paulo
ITAQUQQUECETUBA (03): N. Sra. D'Ajuda, N. Sra. Carmo, S. Bartolomeu
SUZANO (06) : Bom Pastor, N. Sra. Lourdes, N. Sra. Mãe do Redentor, S. Helena, S. Suzana, S. Francisco,etc

Anexo 2: Dinâmica
1- CATEQUISTA, PROTAGONISTA DA FÉ, DO AMOR E DA ESPERANÇA.
- Quando o Espírito de Deus * é acolhido em nosso ser * uma força nos anima * para a vida promover. *
- Com as tochas sempre acesas * trabalhamos com ardor, * quais profetas anunciamos * a chegada do Senhor.
- Tendo n’alma amor ao Reino,* vale a pena semear, * não se perde a boa semente,* sempre vai frutificar.

2- Com simplicidade, amizade, amor e carinho/ vou levando a vida, aprendendo a seguir o caminho!/
E nessa caminhada a Bíblia é meu instrumento/ que me ajuda a lutar e vencer os difíceis momentos! / Nós somos catequistas e tentamos cumprir os nossos papéis/ de levar o evangelho a todo nosso povo e sermos fiéis!
CATEQUISTA É A ESPERANÇA DE UM NOVO AMANHÃ! NOSSO RUMO VAMOS JUNTOS PROCURAR FAZER O QUE É BOM! CATEQUISTA TEM QUE SE DOAR UM POUCO E TORNAR EM DOBRO ESTA DOAÇÃO!
CRISTO É NOSSO COMPANHEIRO E ELE NUNCA NOS DEIXARÁ, POIS UM MUNDO TÃO DESUMANO NÓS PODEMOS MELHORAR!
VAMOS NOS UNIR E DAR AS NOSSAS MÃOS SEMPRE EM ORAÇÃO POIS UM DIA ENFIM: ELE VAI VOLTAR!!!
- Com simplicidade Maria nos dá o exemplo/ de levar a esse povo do seu Filho os ensinamentos./
É preciso coragem para enfrentar o poder/ mas podemos mudar nossa sociedade: é só querer! / Temos que ser exemplo de fraternidade e união,/ porque ser Catequista é acima de tudo uma vocação!!!

3- Todos somos evangelizadores / com a missão de anunciar / a mensagem de Cristo entre os irmãos / e com gesto concreto transformar. / Mas dentre nós sairá alguém / que este apelo de Cristo escutou: / tu deixas tua família e tua terra. / Vá mais distante anunciar / o meu amor!
VAI EM NOME DE CRISTO, / SENDO FIEL À TUA MISSÃO. / CONTINUAREMOS TODOS UNIDOS,/ ALIMENTADOS COM O MESMO PÃO.
- Todos somos a família / do Senhor, / o povo eleito por Ele escolhido / e, em torno à sua mesa na união, / com sua palavra e seu pão / temos vivido. / Mas muita gente não conhece / a Boa Nova que nos transformou / em cidadãos do Reino que o Pai / para seus filhos desde sempre / preparou.
- Todos somos a família do Senhor, / o povo eleito por Ele escolhido. / E, em torno à sua mesa, na união, / com sua Palavra e seu Pão temos vivido. / Mas muita gente não conhece / a Boa-Nova que nos transformou / em cidadãos do Reino, que o Pai / para seus filhos desde sempre deixou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário