sexta-feira, 20 de julho de 2018

2º ENCONTRO DA CATEQUESE JUNTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Parte 1 – ORAÇÃO DO ALUNO ESPECIAL (Luciana Alves e Pastoral do Surdo – Mogi das Cruzes)
“Senhor! Tua criação é perfeita. Todos os dias, podemos contemplar o milagre da vida se renovando. Tudo acontece de novo e tudo é absolutamente novo. Cada ser que habita o universo surge com suas características próprias. Não há, no mundo, duas criaturas idênticas. Nem os gêmeos são idênticos. E, quanto mais se desenvolvem e convivem com outras pessoas, mais vão ganhando um jeito próprio de ser e de existir.


Tua criação é perfeita. E, nessa perfeição, convivemos com aqueles que têm diferenças. São pessoas que ouvem menos ou nada ouvem, que enxergam pouco ou nem enxergam, que não falam. Falam de tantas outras maneiras. Que nascem ou desenvolvem algum tipo de limitação que atinge alguns de seus órgãos. Isso não os faz menores nem menos belos. São diferentes. Diferentes são todos aqueles que se aventuram nessa jornada da existência humana.
Alguns escolheram chamá-los pessoas com necessidades especiais. E eles têm sim, necessidades especiais. Temos, todos, necessidades especiais que precisam ser supridas de alguma maneira. Somos carentes, todos nós. Carecemos de atenção, de ternura, de afeto. Carecemos de outros seres humanos que enxerguem em nós possibilidades. Pessoas que, nos vendo confundidos com patinho feio, convidem-nos a mirar nossa imagem no lago e perceber que somos cisnes. Não somos feios. Nem esquisitos. Somos diferentes do grupo que não soube perceber nossa beleza. Somos belos todos, cada um a seu modo. Porém, belos. Não carecem de pena, aqueles que são limitados por algum motivo.
Não carecem de sentimentos mesquinhos. Carecem de dignidade. De aceitação. De respeito. De espaço para que se sintam úteis. De espaço para que possam estudar e trabalhar, e viver a intensidade da vida. Crianças com Síndrome de Down. Como são carinhosas. Autênticas. Quem as conhece e as ama sabe o quanto povoam as famílias com belíssimas lições de amor. E abraçam tanto. E cantam. E dançam e riem. Parecem não se deixar contaminar com disputas mesquinhas, que separam as pessoas e ferem os sentimentos. Quantas dessas crianças, entretanto, são rejeitadas. Não quiseram os pais entender que também eram especiais por poder conviver com essas joias. É o triste abandono.
Os alunos que frequentam as escolas. As crianças que se alvoroçam diante de cada novo aprendizado, não são preconceituosas. “Com certeza, saberão conviver com o diferente, e isso fará com que se desenvolvam de forma solidária”. (CHALITA, Gabriel. Educar em oração. São Paulo: Canção Nova, 2005.)

Parte 2 - CATEQUESE INCLUSIVA
(por Sandra Ramalhoso, da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo)
A catequese inclusiva deve pensar na inclusão das pessoas que não são acolhidas com facilidade pela comunidade como as pessoas com deficiência.
1.     O QUE É UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA?
Considera-se pessoa com deficiência aquela que tenha impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com uma ou mais barreiras, pode dificultar ou impedir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. (LBI)
2.     QUAIS SÃO AS DEFICIÊNCIAS?
Física, auditiva, visual, intelectual e múltipla.
a.      Física – A principal característica desta pessoa é ter uma limitação de mobilidade, isto é, para andar, para escrever, falar, mas tem seu intelecto preservado.
b.     Auditiva – É a pessoa que tem dificuldade para ouvir ou não consegue ouvir nada, ou seja, surda.
c.      Visual – A pessoa que tem grande dificuldade para enxergar, não podendo solucionar com o uso de um simples óculos, que chamamos de pessoa com baixa visão. Temos também o cego, aquele que não enxerga nada.
d.     Intelectual – Esta pessoa não consegue aprender da maneira mais comum. Ela tem um processo de aprendizagem mais lento e com algumas especificidades. (lembrando que todos podem aprender, o que deve se adaptar é a maneira de ensinar e avaliar).
e.      Múltipla – Usamos esta definição para pessoas que são cegas e surdas, surdo-cega.
3.     O QUE É LBI?
Lei Brasileira de Inclusão, criada para garantir o direito das pessoas com deficiência. Lei Federal que deve reger todas as demais. Falta a regulamentação de muitos pontos mas deve nortear todas as ações em relação à pessoa com deficiência.
4.     E AGORA, O QUE É CATEQUESE?
O termo CATEQUESE na Igreja Católica, geralmente significa o período de formação voltado aos sacramentos, especialmente à Primeira Eucaristia e ao Crisma.
No entanto, ao estudarmos os Documentos da Igreja e em especial o Diretório Geral para a Catequese e o Diretório Nacional de Catequese, fica claro que o seu significado é bem mais amplo. Assim, podemos definir a Catequese como: Processo permanente de educação na fé que se realiza em primeiro lugar na família, com o apoio da comunidade cristã que assume sua missão fundamental de lançar os alicerces sobre os quais a fé se sustentará. Nesse processo, o catequizando deve ser o protagonista e ter como meta gestar uma história de amor que leve ao relacionamento íntimo com Deus. A catequese é o meio no qual cada um se torna sujeito da própria transformação.
Pensando desta maneira, catequizar é apresentar Jesus, facilitar que ocorra a experiência do encontro entre o catequizando e o Criador.
É nisso que devemos focar todo nosso trabalho evangelizador. Para isso devemos conhecer minimamente nosso catequizando. Buscar soluções criativas para que ele possa participar de nossas celebrações, valorizar sua presença.
5.     O QUE É ACESSIBILIDADE?
·       É a possibilidade de qualquer pessoa, com ou sem deficiência, acessar um lugar, serviço, produto ou informação de maneira segura e autônoma. Sem nenhum tipo de barreira.
·       É um conjunto de recursos que derrubam as barreiras que impedem a participação plena da pessoa com deficiência.
·       Temos barreiras arquitetônicas, como degraus que impedem o acesso, onde a construção de rampas é a melhor solução.
·       Temos outros recursos como a áudio-descrição, que permite ao cego ver o que está acontecendo. O áudio-descritor com o auxilio de um transmissor descreve tudo que está acontecendo na celebração e o receptor pode ser o próprio celular pessoal do cego.
·       A LIBRAS é uma língua, isso mesmo, uma língua como o inglês ou o espanhol. É uma língua que usa os sinais para a comunicação. Ter este recurso nas celebrações permite ao surdo saber o que se fala ou o que se canta nas celebrações.
·       Mas devemos ter muito claro que a principal barreira é a atitudinal. Para esta não há recursos como rampas, áudio-descrição ou Libras. O único recurso aqui é o conhecimento. Conhecer para não discriminar, para destruir pré-conceitos.
6.     COMO CONHECER?
Buscando, convivendo. A Igreja diz que estamos em Missão. Isso, Missão, ir atrás das pessoas, convidá-las, permitir que elas mostrem onde estão as barreiras. A pessoa com deficiência sabe onde está a barreira que a impede de ser pessoa plena, deixe-a mostrar e então juntos derrubem a barreira. Sempre com alegria e criatividade.
SANDRA RAMALHOSO. Email: sandraramalhoso@hotmail.com


Parte 3. AVISOS:
a) Próxima reunião: 18/08/2018 às 9h na casa das irmãs missionárias catequistas, Rua Francisco Martins 96 – bairro do Socorro – Mogi das Cruzes. Tema: Catequese e Bíblia (com Don Cristiano Oliveira Souza, do Mosteiro da Transfiguração - Mogi)
b) 25/8 Sábado – Celebração do Dia do Catequista, das 15h às 20h – com Workshop e Missa. Informações e inscrições, com a Equipe Diocesana de Catequese ou pelo link https://docs.google.com/forms/d/1tZf-CsaB_Wore1eaOaq-_lZOLmB-1lli-YadbJDdOEw/viewform?edit_requested=true INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS ENCERRADAS EM 11/8 com 230 participantes!!! (atualização em vermelho em 16/08/2018)
c) 28/7 Sábado às 9h – Formação para catequistas na Catedral. Tema: FAMÍLIA E CATEQUESE

Nenhum comentário:

Postar um comentário