sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Reunião diocesana de AGOSTO

No dia 19/08/2017, realizamos a reunião diocesana com confraternização, na casa das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração, no Bairro do Socorro, em Mogi das Cruzes.
Iniciamos com o canto "Maria de Nazaré". Pe. José Eduardo proclamou o evangelho deste domingo da Assunção de Maria (Lucas 1,39-56) e destacou a importância de um momento de confraternização, diálogo e partilha, para que não fiquemos apenas envolvidos em nossos trabalhos e para não esquecermos que a razão de tudo o que fazemos, o amor de Deus. Rosildo propôs como dinâmica, um kit missionário, a partir do fato de que Maria saiu em missão. Além da Bíblia (Palavra de Deus escrita para nós), o pão (a Palavra também é pão, porque partilhada e consumida por nós) e o sapo (ou o anúncio da Palavra de Deus é feito só de rosas? São muitos os "sapos" que temos que engolir, não é mesmo?). Enfim, a Missão é ir ao encontro daquele que precisa. Quem hoje precisa de nossa ajuda? Como agimos diante deste irmão? 
Em seguida, Pe. José Eduardo explicou que, em preparação a uma Assembleia Diocesana de Catequese, iniciaremos com um Questionário para ser respondido por Paróquia, para fazer um Diagnóstico da Situação Atual da Catequese nas Paróquias de nossa Diocese (Mogi das Cruzes). Conhecer a situação do paciente, para poder tratá-lo adequadamente. Rossana explicou trouxe algumas cópias impressas do questionário, mas também será enviado aos coordenadores paroquiais por whatsapp, na página do face (Animação Bíblico-Catequetica - Mogi das Cruzes), conforme o cadastro que temos. A resposta também pode ser por whatsapp, facebook, e-mail ou manuscrita (até a próxima reunião). Sonia deu os avisos. 
. DIA DO CATEQUISTA 26/08/2017: Às 18h Concentração no Largo do Rosário e missa às 19h (posteriormente corrigido para 19h30)
. Formação para a Catequese junto à Pessoa com deficiência 02/09/2017 (8h às 12h). 
. Formação CATEVIDA 22, 23 e 24/9 (com dinâmicas para a catequese), na Paróquia N. Sra. Lourdes.
O padre deu a bênção e fizemos o Bingo de confraternização dos catequistas.
Anexo 1 - PARÓQUIAS PRESENTES
MOGI: 1. Mãe do Divino Amor (região Catedral), 2. N. Sra. Guadalupe, Santa Cruz - Ponte Grande, 3. São Pedro Apóstolo (região César de Souza), 4. N. Sra. Fátima - V. Jundiaí, 5. S. José Operário - Jundiapeba, 6. S. Maximiliano Kolbe (região Braz Cubas)
Outras Cidades: 7. N. Sra. Aparecida (ARUJÁ), 8. N. Sra. Paz, 9. S. Antonio de Pádua (FERRAZ), 10. Jesus Divino Mestre, 11. N. Sra. D'Ajuda -  Centro, 12. N. Sra. Carmo - Jd. Marengo (ITAQUAQUECETUBA), 13. N. Sra. Fátima - Calmon Viana, 14. N. Sra. Lourdes - Poá, S. Rosa de Lima (POÁ), 15. N. Sra. Remédios, 16. S. José (SALESÓPOLIS), 17. N. Sra. Aparecida - Barreto, 18. S. Isabel (S. ISABEL), 19. Divino Espírito Santo, 20. N. Sra. Mãe do Redentor, 21. S. Helena, S. Sebastião (SUZANO).


Anexo 2 - DIAGNÓSTICO: QUESTÕES PRÉ-ASSEMBLEIA
Preparamos algumas questoes para conhecer a realidade da catequese nas nossas paróquias (fazer um diagnóstico, saber qual a doença, receitar o remédio certo rsrs). Pedimos que vcs respondam até a reuniao de Setembro (16/9), por escrito (papel, e-mail ou face inbox pra mim) catequese-nspaz@bol.com.br
DIAGNÓSTICO DA CATEQUESE. Conhecendo a realidade da sua paróquia, responda:
1- Qual o tempo de catequese na sua paroquia? (anos e meses)
2- Quais os tipos de catequese na paroquia?
3- A Catequese na sua paroquia tem alguma integração com o Batismo?
4- Há catequese familiar na paróquia?
5- Quais os materiais utilizados na catequese?
6- Como está sendo feita a catequese junto a pessoa com deficiência?
7- Tem Primeira Comunhão e Crisma todo ano?
8- Como é feita a Formação e escolha de catequistas na paróquia?
9- Qual a idade de cada etapa?
10-Observações (considerações que você achar importante)
OBSERVAÇÃO: De preferência, responder direto pelo link (criado posteriormente) https://docs.google.com/forms/d/1FuyKqCUIoiUIdXQinrUpVZonAE5_3t58wxBlJalOS8I/edit#response=undefined ou pelo atalho https://goo.gl/forms/zt36RrIY4TO3Xn1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário