domingo, 24 de março de 2024

FELIZ 2024!

                           "Então Jesus disse-lhes: Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a                humanidade. Quem acreditar e for batizado será salvo. Quem não acreditar será condenado... 
Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e, por meio dos sinais 
que os acompanhavam, provava que o ensinamento deles era verdadeiro." (Mc 16,15.16.20)

       A Comissão Diocesana de Catequese tem uma intensa programação de formações para este ano de 2024. Atendendo ao chamado do Senhor, recebemos a missão de evangelizar. E a Boa Nova é o próprio Filho de Deus, que foi  revelado desde o início dos tempos e continua a ser revelado ainda hoje a nós. 
         Sabendo da responsabilidade desta missão, o catequista busca conhecer cada vez mais a comunidade (Igreja) e o Senhor (Jesus Cristo), razão de nossa fé. É neste encontro comunitário e pessoal com Jesus Cristo que a fé é alimentada. 

       No sentido desta unidade, neste ano de 2024 planejamos com carinho vários momentos de formação, para que todos os catequistas possam beber da mesma fonte de Água Viva (conforme Lucas 4), mergulhando, testemunhando e anunciando Jesus Cristo.

A primeira formação ocorreu no dia 27 de janeiro com a Abadias Pereira, do NUCAP-Paulinas, sobre O PAPEL E A MISSÃO DO COORDENADOR PAROQUIAL. 

Aqui, algumas anotações feitas a partir da formação:

        É sempre bom lembrar que: "a catequese, para a Igreja, foi sempre um dever sagrado e um direito imprescritível" (Catequese Tradendae, nr. 14). Isto é, além de ser uma missão, é uma responsabilidade que precisa de muita atenção e dedicação.

       A Catequese é o pilar da Igreja e o Catequista dá seu testemunho com suas atitudes e sua vida. Tratar a catequese como escola, portanto, não faz sentido.

    A proposta da Catequese hoje é a Iniciação à Vida Cristã, inspirada catequese catecumenal dos primeiros cristãos. Não é a mesma que existia no início da Igreja, pois a realidade é outra, os tempos são outros, mas contém elementos desta. As etapas e ritos ocorrem no sentido da vivência e do testemunho, no sentido da partilha, do diálogo, do encontro com a pessoa de Jesus Cristo vivo e resssuscitado. Para esta catequese acontecer, é fundamental que o catequista aprofunde seu conhecimento da fé e da Igreja, se atualize constantemente, por meio de formações e da vida em comunidade, pois a realidade se transforma a cada instante

        A comissão da catequese não pode ficar restrita ao âmbito da catequese, precisa estar em comunhão com outras pastorais, fazendo a pastoral de conjunto. Afinal, a Iniciação Cristã não é tarefa isolada da Catequese, mas de toda a comunidade cristã.

       A coordenação de catequese em nível regional*, com membros das dioceses que as compõe (conforme DNC 328). 

       A força da coordenação está no grupo de catequistas. O coordenador paroquial de catequese tem a responsabilidade e a missão de despertar em cada catequista (e estes em seus catequizandos) os dons que Deus concedeu a cada um (conforme 1Pd 5,10), conduzindo-os no sentido do encontro com Jesus Cristo.

         É papel do Coordenador Paroquial de Catequese:
         - Caminhar com a Igreja
         - Trabalhar bem em equipe
         - Formar a equipe paroquial
         - Ter consciência comunitária
         - Fazer o Cadastro dos Catequistas
         - Planejar a ação catequética paroquial

       *Nada pode substituir o encontro!*

*ObservaçãoA Diocese de Mogi das Cruzes faz parte do Regional Sul 1 (estado de São Paulo) e do Sub-Regional SP (Grande São Paulo e litoral).



O segundo encontro de coordenadores de catequese ocorreu em 17 de fevereiro, em cada uma das 9 regiões diocesanas.

. Região Catedral - Mogi
. Região Brás Cubas - Mogi
. Região César de Souza - Mogi
. Região Ferraz de Vasconcelos
. Região Itaquaquecetuba
. Região Poá
. Região Salesópolis e Biritiba Mirim
. Região Santa Isabel, Arujá e Guararema
. Região Suzano

PAUTA: ACOLHIDA; PROGRAMAÇÃO REGIONAL; OUTROS
(Esse encontro foi dirigido pelos representantes diocesanos regionais de catequese.) 



O terceiro ocorrerá nas regiões, conforme a programação. Tema: INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E METODOLOGIA.

23 de Março - Regiões Catedral e César de Souza
13 de Abril    - Regiões Ferraz, Poá e Suzano
04 de Maio   - Região Itaquaquecetuba (está sendo remarcada)
25 de Maio   - Regiões Brás Cubas e Salesópolis
08 de Junho - Região Santa Isabel

Nenhum comentário:

Postar um comentário