sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Reunião diocesana de NOVEMBRO

Iniciamos com a proclamação do evangelho de amanhã (Mt 25, 14-30 Parábola dos talentos) pela Irmã Daiane, a oração “Vinde, Espírito Santo...” e a dinâmica conduzidos pelo Rosildo. O evangelho nos fala dos dons, que devem ser partilhada; afinal, qual é o valor de uma luz que fica dentro de uma caixa? (cf. Mt 5, 14-16) somos luz, temos que sair da caixa; de dentro de uma caixa, então, tiramos lâmpadas acesas, para nos recordar disso. Assim, também devemos ser nós, lâmpadas que irradiam a luz de Deus, que anunciam Sua Misericórdia, Sua Justiça e Seu Amor. Finalizamos este momento com o cântico “O profeta” (Antes que te formastes... Anexo 2). Em seguida, passamos os assuntos da Pauta: 1. Avaliação da caminhada das paróquias no ano de 2017, 2. Calendário Diocesano da Catequese em 2018, 3. Outros. Os participantes da reunião foram divididos em 6 grupos para discutir algumas questões, a fim de AVALIAR A CAMINHADA. Depois, fizemos a plenária. Assim, pudemos perceber que a questão do TEMPO DE CATEQUESE foi bem avaliado, ainda que tenha uma certa variação (de um ano a dois, o período de preparação, e de uma hora a duas, o tempo do encontro de catequese) entre as paróquias; em (alguns) casos que se percebe que o catequizando não está preparado neste tempo, é conversado e o tempo deste se prolonga um pouco. A questão da IDADE gerou uma certa polêmica e angústia, tanto em torno da idade mínima para se iniciar a catequese, quanto à idade mínima para se receber os sacramentos; mas o padre esclareceu que, na prática, essa definição é feita de acordo com a realidade local, junto ao pároco; também há dificuldade em conciliar a idade mínima para entrar na catequese crismal (11 anos) com a idade em que se recebe o sacramento da eucaristia, a sugestão é que essa idade seja reduzida.  

Em relação à INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E CATEQUESE apresenta algumas dificuldades; estão sendo feito ao menos alguns eventos da catequese juntando as famílias e algumas paróquias também tem Pastoral da Criança, Pastoral Familiar e encontro nas casas; mas, em relação às visitas, nem sempre há abertura da família. A CATEQUESE JUNTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA é uma questão delicada; raramente as pessoas procuram as comunidades; os catequistas que recebem pessoas nessas condições fazem o seu melhor, mas falta formação (não existe formação sistemática e ajuda profissional); não há adequação do espaços (acessibilidade); no caso da deficiência auditiva, pode-se contar com a Pastoral dos surdos para interpretar em algumas missas e datas especiais, caso a pessoa já saiba LIBRAS; enfim, as pessoas não estão preparadas para lidar com essa situação. O assunto seguinte foi o CALENDÁRIO 2018: iniciaremos com o RETIRO DIOCESANO no dia 27/01/2018, como de costume, com taxa de R$20 e inscrições pela internet a partir da próxima semana (conforme link que será divulgado no blog www.abcdiocesedemogi.blogspot.com.br), com apenas 200 vagas, preferencialmente para coordenadores de catequese (paroquiais e de comunidade); as reuniões mensais continuarão no 3º Sábado às 9h, no mesmo local (salão da casa das irmãs); o DIA DO CATEQUISTA será comemorado em 25/08/2018, com missa às 19h30 na catedral, com o bispo diocesano; a JORNADA DIOCESANA está marcada em cada cidade, por isso está escrita à mão, de acordo com a Paróquia e a cidade; além disso, foi distribuído o calendário litúrgico de 2018 a todos os presentes. Em seguida, realizamos um AMIGO-CHOCOLATE simbólico, com a entrega de um bombom, como forma de acolhida e partilha. Também cantamos parabéns para a Maria Elisabeth, da catequese diocesana, que fez aniversário nesta semana. Para finalizar, Sonia agradeceu a presença, o empenho e o companheirismo de todos na catequese neste ano de 2017. Padre José Eduardo reiterou os agradecimentos e deu a bênção final.*


* Em tempo: PROGRAMAÇÃO DE TEMAS PARA 2018:
Janeiro a Julho (Retiro, Reunião e Jornada de formação nas cidades) Doc 107, Iniciação à vida cristã
Julho (para todos os interessados): 2º Encontro sobre a Catequese junto à pessoa com deficiência
Agosto: Vocações
Setembro: Bíblia
Outubro: Missões
Novembro: Céu, inferno e purgatório

Anexo 1 - PARÓQUIAS PRESENTES
MOGI: 1. Mãe do Divino Amor, 2. N. Sra. Rosário (região Catedral), 3. N. Sra. Guadalupe – Jd Rodeio, 4. Santa Cruz – Ponte Grande, (região César de Souza), 5. Imaculado Coração de Maria, 6. N. Sra. Fátima – V. Jundiaí, 7. N. Sra. Graças (QP), 8. Santa Cruz – Taiaçupeba, 9. S. Maximiliano Kolbe (região Braz Cubas)
Outras Cidades: 10. Bom Jesus (ARUJÁ), 11. Santa Luzia, 12. São Benedito (BIRITIBA MIRIM), 13. N. Sra. Fátima, 14. N. Sra. Paz, 15. S. Antonio de Pádua (FERRAZ), 16. N. Sra. D'Ajuda – Centro, 17. N. Sra. Carmo - Jd. Marengo (ITAQUAQUECETUBA), 18. N. Sra. Fátima - Calmon Viana, 19. N. Sra. Lourdes – Poá, 20. S. Rosa de Lima – Kemel (POÁ), 21. N. Sra. Remédios, 22. S. José (SALESÓPOLIS), 23. S. Isabel (S. ISABEL), 24. Bom Pastor, 25. Divino Espírito Santo, 26. N. Sra. Lourdes – Jd Colorado, 27. S. Helena, 28. S. Sebastião (SUZANO).

Anexo 2 - Cântico: O PROFETA
- Antes que te formasses dentro do ventre de tua mãe * Antes que tu nascesses, te conhecia, te consagrei * Para ser Meu profeta entre as nações Eu te escolhi * Onde te envio irás, o que te mando proclamarás!
Refrão: Tenho que gritar, tenho que arriscar * Ai de mim se não o faço! * Como escapar de Ti, como calar * Se Tua voz arde em meu peito? * Tenho que andar, tenho que lutar * Ai de mim se não o faço! * Como escapar de Ti, como calar * Se Tua voz arde em meu peito?
- Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei * Não temas anunciar-me, por tua boca eu falarei * Hoje te dou meu povo, para arrancar e derrubar * Para edificares, construirás e plantarás!
- Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe * Deixa enfim teu lar, porque a terra gritando está * Nada tragas contigo, porque a teu lado Eu estarei * É hora de lutar, porque Meu povo sofrendo está!

Anexo 3 – AVALIAÇÃO DA CAMINHADA DA CATEQUESE NAS PARÓQUIAS
a) O tempo para cada etapa tem sido suficiente?
b) A idade com que a criança e o jovem recebem o sacramento é adequada?
c) Qual é a integração que há entre família e catequese?
d) Como está sendo feita a catequese junto à pessoa com deficiência?

Anexo 4 – PARABÉNS
Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida!
Com imensa alegria, suplicamos ao céu, proteção de Maria e as bênçãos de Deus!
Que o Senhor lá do céu, não se esqueça de ti, que no próximo ano, estaremos aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário