“Senhor! Tua criação é perfeita. Todos
os dias, podemos contemplar o milagre da vida se renovando. Tudo acontece de
novo e tudo é absolutamente novo. Cada ser que habita o universo surge com suas
características próprias. Não há, no mundo, duas criaturas idênticas. Nem os
gêmeos são idênticos. E, quanto mais se desenvolvem e convivem com outras
pessoas, mais vão ganhando um jeito próprio de ser e de existir.
Tua criação é perfeita. E, nessa perfeição, convivemos com aqueles que têm diferenças. São pessoas que ouvem menos ou nada ouvem, que enxergam pouco ou nem enxergam, que não falam. Falam de tantas outras maneiras. Que nascem ou desenvolvem algum tipo de limitação que atinge alguns de seus órgãos. Isso não os faz menores nem menos belos. São diferentes. Diferentes são todos aqueles que se aventuram nessa jornada da existência humana.
Alguns escolheram chamá-los pessoas com
necessidades especiais. E eles têm sim, necessidades especiais. Temos, todos,
necessidades especiais que precisam ser supridas de alguma maneira. Somos
carentes, todos nós. Carecemos de atenção, de ternura, de afeto. Carecemos de
outros seres humanos que enxerguem em nós possibilidades. Pessoas que, nos
vendo confundidos com patinho feio, convidem-nos a mirar nossa imagem no lago e
perceber que somos cisnes. Não somos feios. Nem esquisitos. Somos diferentes do
grupo que não soube perceber nossa beleza. Somos belos todos, cada um a seu
modo. Porém, belos. Não carecem de pena, aqueles que são limitados por algum
motivo.
Não carecem de sentimentos mesquinhos.
Carecem de dignidade. De aceitação. De respeito. De espaço para que se sintam
úteis. De espaço para que possam estudar e trabalhar, e viver a intensidade da
vida. Crianças com Síndrome de Down. Como são carinhosas. Autênticas. Quem as
conhece e as ama sabe o quanto povoam as famílias com belíssimas lições de
amor. E abraçam tanto. E cantam. E dançam e riem. Parecem não se deixar
contaminar com disputas mesquinhas, que separam as pessoas e ferem os
sentimentos. Quantas dessas crianças, entretanto, são rejeitadas. Não quiseram
os pais entender que também eram especiais por poder conviver com essas joias.
É o triste abandono.
Parte 2 - CATEQUESE INCLUSIVA
(por Sandra Ramalhoso, da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo)
(por Sandra Ramalhoso, da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo)
A catequese inclusiva deve pensar
na inclusão das pessoas que não são acolhidas com facilidade pela comunidade
como as pessoas com deficiência.
1.
O QUE É UMA
PESSOA COM DEFICIÊNCIA?
Considera-se
pessoa com deficiência aquela que tenha impedimento de longo prazo de natureza
física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com uma ou mais
barreiras, pode dificultar ou impedir sua participação plena e efetiva na
sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. (LBI)
2.
QUAIS SÃO AS
DEFICIÊNCIAS?
Física,
auditiva, visual, intelectual e múltipla.
a.
Física
– A principal característica desta pessoa é ter uma limitação de mobilidade,
isto é, para andar, para escrever, falar, mas tem seu intelecto preservado.
b.
Auditiva
– É a pessoa que tem dificuldade para ouvir ou não consegue ouvir nada, ou
seja, surda.
c.
Visual
– A pessoa que tem grande dificuldade para enxergar, não podendo solucionar com
o uso de um simples óculos, que chamamos de pessoa com baixa visão. Temos
também o cego, aquele que não enxerga nada.
d.
Intelectual
– Esta pessoa não consegue aprender da maneira mais comum. Ela tem um processo
de aprendizagem mais lento e com algumas especificidades. (lembrando que todos
podem aprender, o que deve se adaptar é a maneira de ensinar e avaliar).
e.
Múltipla
– Usamos esta definição para pessoas que são cegas e surdas, surdo-cega.
3. O QUE É LBI?
Lei
Brasileira de Inclusão, criada para garantir o direito das pessoas com
deficiência. Lei Federal que deve reger todas as demais. Falta a regulamentação
de muitos pontos mas deve nortear todas as ações em relação à pessoa com
deficiência.
4.
E AGORA, O QUE É
CATEQUESE?
O
termo CATEQUESE na Igreja Católica, geralmente significa o período de formação
voltado aos sacramentos, especialmente à Primeira Eucaristia e ao Crisma.
No
entanto, ao estudarmos os Documentos da Igreja e em especial o Diretório Geral
para a Catequese e o Diretório Nacional de Catequese, fica claro que o seu
significado é bem mais amplo. Assim, podemos definir a Catequese
como: Processo permanente de educação na fé que se realiza em primeiro
lugar na família, com o apoio da comunidade cristã que assume sua missão
fundamental de lançar os alicerces sobre os quais a fé se sustentará. Nesse
processo, o catequizando deve ser o protagonista e ter como meta gestar uma
história de amor que leve ao relacionamento íntimo com Deus. A catequese é o
meio no qual cada um se torna sujeito da própria transformação.
Pensando
desta maneira, catequizar é apresentar Jesus, facilitar que ocorra a
experiência do encontro entre o catequizando e o Criador.
É nisso que devemos focar todo nosso
trabalho evangelizador. Para isso devemos conhecer minimamente nosso
catequizando. Buscar soluções criativas para que ele possa participar de nossas
celebrações, valorizar sua presença.
5.
O QUE É
ACESSIBILIDADE?
· É a
possibilidade de qualquer pessoa, com ou sem deficiência, acessar um lugar, serviço,
produto ou informação de maneira segura e autônoma. Sem nenhum tipo de
barreira.
· É um conjunto de
recursos que derrubam as barreiras que impedem a participação plena da pessoa
com deficiência.
· Temos barreiras
arquitetônicas, como degraus que impedem o acesso, onde a construção de rampas
é a melhor solução.
· Temos outros
recursos como a áudio-descrição, que permite ao cego ver o que está
acontecendo. O áudio-descritor com o auxilio de um transmissor descreve tudo
que está acontecendo na celebração e o receptor pode ser o próprio celular
pessoal do cego.
· A LIBRAS é uma
língua, isso mesmo, uma língua como o inglês ou o espanhol. É uma língua que
usa os sinais para a comunicação. Ter este recurso nas celebrações permite ao
surdo saber o que se fala ou o que se canta nas celebrações.
· Mas devemos ter
muito claro que a principal barreira é a atitudinal. Para esta não há recursos
como rampas, áudio-descrição ou Libras. O único recurso aqui é o conhecimento.
Conhecer para não discriminar, para destruir pré-conceitos.
6. COMO CONHECER?
Buscando,
convivendo. A Igreja diz que estamos em Missão. Isso, Missão, ir atrás das
pessoas, convidá-las, permitir que elas mostrem onde estão as barreiras. A
pessoa com deficiência sabe onde está a barreira que a impede de ser pessoa
plena, deixe-a mostrar e então juntos derrubem a barreira. Sempre com alegria e
criatividade.
Parte 3. AVISOS:
a) Próxima reunião:
18/08/2018 às 9h na casa das irmãs missionárias catequistas, Rua Francisco
Martins 96 – bairro do Socorro – Mogi das Cruzes. Tema: Catequese e Bíblia (com
Don Cristiano Oliveira Souza, do Mosteiro da Transfiguração - Mogi)
b) 25/8 Sábado – Celebração do Dia do Catequista, das 15h
às 20h – com Workshop e Missa. Informações e inscrições, com a Equipe Diocesana de Catequese ou pelo link https://docs.google.com/forms/d/1tZf-CsaB_Wore1eaOaq-_lZOLmB-1lli-YadbJDdOEw/viewform?edit_requested=true INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS ENCERRADAS EM 11/8 com 230 participantes!!! (atualização em vermelho em 16/08/2018)
c) 28/7 Sábado às 9h – Formação para catequistas na Catedral. Tema: FAMÍLIA E CATEQUESE
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