sábado, 14 de novembro de 2020

33° Domingo do Tempo Comum

 Liturgia do 33° Domingo do Tempo Comum

1ª LEITURA: Provérbios 31,10-13.19-20.30-31

SALMO 127 (128). Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos. 

[Clique aqui para ouvir] Salmista Janaína Loesch, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Mogi das Cruzes.

2ª LEITURA - 1Tessalonicenses 5,1-6

EVANGELHO: MATEUS 25,14-30 [Clique aqui para ouvir


PARTILHA DO EVANGELHO [Clique aqui para ouvir

Para compreender com o coração a mensagem do evangelho, é interessante nos colocarmos na cena dos acontecimentos. Vamos lá...

Jesus estava com seus discípulos e conta uma parábola (uma história) sobre um patrão e seus empregados.

O patrão ia viajar e distribuiu TALENTOS para os empregados. (Hoje, talento uma qualidade especial, uma característica que destaca a pessoa. Naquele tempo, era o nome de uma moeda valiosa.) Portanto, o patrão distribuiu aos empregados a responsabilidade sobre seus BENS.

Num primeiro momento, nos chama a atenção que o patrão não faz essa divisão de maneira igual, como a princípio parece justo. E ainda por cima, ele toma de volta o talento daquele que devolveu apenas um. Mas vamos pensar melhor...

O patrão CONFIA uma tarefa (uma responsabilidade) e o empregado não cumpre.

O que nós fazemos com os talentos que nos são confiados? Recebemos e administramos com disponibilidade, empenho e alegria? Ou com egoísmo, amargura e medo? Fazemos render esses talentos (partilhando, dividindo, multiplicando) ou nos paralisamos? Confiamos no amor e na misericórdia de Deus ou ficamos confinados simplesmente a desconfiar e desacreditar de nós mesmos?

Agora conseguimos compreender a parábola... Se o patrão confia uma responsabilidade e a pessoa não cumpre, o que fará? Não lhe dará outras tarefas. E ainda precisará repassar a tarefa pendente para outro empregado realizar.

É claro que não é isso que Deus quer, mas às vezes é necessário. Até compreendermos que o importante é aprender a cada dia com o Senhor, por meio dos dons (talentos) que Ele nos presenteia gratuitamente.

Compreendendo isso, podemos dizer: “Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!” Aqui, o significado de “temer o Senhor” não é ter medo, mas confiar e crer que Ele tem AUTORIDADE para distribuir seus dons.

O que nos faz felizes e bem-aventurados é confiar no Senhor e trilhar os seus caminhos. Viver como “somos filhos da luz e do dia”, cumprindo a missão que Deus nos confiou, partilhando nossos talentos e fazendo render para a glória do Senhor Deus!

* Partilha feita por Rossana Suzuki (catequista), da equipe diocesana de catequese.


MENSAGEM DA SEMANA


"Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu ti confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!". ( MT 25,21)  
Acredito que o segredo para ser fiel com os talentos dados por Deus,
é acreditar em sua Misericórdia e não ser acomodado e acomodada
e nem tão pouco preguiçoso e preguiçosa, mas sim ter coragem de arriscar e multiplicar os talentos que Ele nos deixou.  
Santo domingo e abençoada semana multiplicando seus talentos! (Irmã Ísis Ubada)


Nenhum comentário:

Postar um comentário