segunda-feira, 9 de junho de 2014

BÍBLIA. Aula 5 - O EVANGELHO DE JOÃO

(aula do dia 04/06/2014, ministrada pelo diácono Ubirajara)
1º MOMENTO: Em grupo. Perguntas comuns a todos os grupos:
a) Qual é o sinal? b) Onde ocorre? Em que momento? c) Quais são os símbolos presentes neste sinal?
1) João 2,1-12. Qual é o papel de Maria nas Bodas de Caná da Galileia?
2) João 4,46-54. Por que Jesus não fez o sinal diretamente, indo à casa do funcionário do rei?
3) João 5,1-18. Quem é o paralítico hoje?
4) João 6,1-13: O que Jesus nos ensina com este sinal?
5) João 6,16-21. O que Jesus nos ensina neste relato?
6) João 9,1-7. Quem é o cego no dia de hoje?
7) João 11,38-44. O que Jesus nos ensina neste acontecimento?

2º MOMENTO:
O Evangelho de João é diferente dos três primeiros. Em João, encontramos sete sinais, que estão diretamente relacionados com a pessoa de Jesus. Os sinais são: 1- o vinho em Caná; 2-o filho do funcionário real; 3- o paralítico junto à piscina; 4- os pães na beira do lago; 5- o caminhar sobre o lago; 6- a cura de um cego; 7- a ressurreição de Lázaro.
O prólogo de João (Jo 1,1-18) lembra a introdução do Gênesis (Gn 1,1-31; 2,1-4a). No começo, antes da Criação, o Filho já existia em Deus, como expressão de Deus, voltado para o Pai. O Filho é a imagem do Pai e o Pai se vê totalmente no Filho, ambos num eterno diálogo de amor e mútua comunicação. É o mesmo princípio desde o início. O chamado de André (Jo 1,35-40) é o sexto dia, dia da criação do homem e da mulher.
1º Sinal: Bodas de Caná (Jo 2,1-12)O casamento é um evento que agrega muitas pessoas. É o primeiro sinal, que encabeça todos os outros sinais. Pelo sinal, os discípulos creem em Jesus. No casamento, Maria é uma convidada importante; com autoridade, translada os criados ao serviço de Jesus. No casamento messiânico (Cristo e Igreja), ela é a mãe do noivo. A mudança da água em vinho é a passagem da velha à nova aliança.
2º Sinal: Cura do funcionário do rei (Jo 4,43-54). Jesus não desce com o funcionário, mas diz: “Vai, teu filho vive!” (Jo 4,50). Jesus é Palavra de Vida (Jo 1,4).
3º Sinal: Cura do paralítico (Jo 5,1-18). O doente é um paralítico ou aleijado jônico. Não pode tomar iniciativa, ninguém o ajuda. Jesus toma a iniciativa e manda que o paralítico ande. Curar é parte de sua missão.
4º Sinal: Multiplicação dos pães (Jo 6,1-15). Jesus, o Pão da vida: prova o alimento cotidiano e se dá como alimento para a vida eterna = Eucaristia é partilha (retomado nos versículos 35ss).
5º Sinal: Jesus caminha sobre as águas (Jo 6,16-21). Pode-se chamar este relato de epifania ou cristofania, porque neles se manifesta sensivelmente a divindade poderosa: “Não temas, sou eu!”.
6º Sinal: O cego de nascença (Jo 9,1-41). Formula-se num jogo de paradoxos. Jesus vem dar vista aos que não veem e querem ver em profundidade e deixar cegos os que vendo não querem ver (Jo 9,39-41). Neste sinal, Jesus se revela como Luz do mundo. Dar a vista é iluminar, o cego passará da noite para o dia (9,4-5). Aquele que vem enviado para o céu e para a terra e com ela. Água lava e ilumina (Batismo). O cego curado começa a ser uma peça que incomoda, não manipulável e reconhece verdadeiramente Jesus como Senhor e não os poderosos manipuladores.
7º Sinal: a ressurreição de Lázaro (Jo 11,1-57). Jesus é a ressurreição e a vida. O grito de Jesus é soberano. Como uma vocação pessoal, como chamado à vida, como palavra criadora: que dá vida aos mortos e chama a existência o que não existe. Desatar Lázaro é como que romper com a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário