quarta-feira, 28 de maio de 2014

LITURGIA - Aula 5: O CICLO DOS TRÊS ANOS E O MODELO CATECUMENAL DA CATEQUESE

(aula do dia 28/05/2014*, ministrada pelo diácono Arthur)

5.1. LITURGIA DA PALAVRA
SC 24 (Sacrossanctum Concilium). É enorme a importância da Sagrada Escritura na celebração da Liturgia. Porque é a ela que se vão buscar as leituras que se explicam na homilia e os salmos para cantar; com o seu espírito e da sua inspiração nasceram as preces, as orações e os hinos litúrgicos; dela tiram a sua capacidade de significação as ações e os sinais. Para promover a reforma, o progresso e adaptação da sagrada Liturgia, é necessário, por conseguinte, desenvolver aquele amor suave e vivo da Sagrada Escritura de que dá testemunho a venerável tradição dos ritos tanto orientais como ocidentais.
__. 51. Prepare-se para os fiéis, com maior abundância, a mesa da Palavra de Deus: abram-se mais largamente os tesouros da Bíblia, de modo que, dentro de um período de tempo estabelecido, sejam lidas ao povo as partes mais importantes da Sagrada Escritura.
DV 21 (Dei Verbum). A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor, não deixando jamais, sobretudo na sagrada Liturgia, de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, quer da mesa da palavra de Deus quer da do Corpo de Cristo.
VD 53 (Verbum Domini). De fato, na relação entre Palavra e gesto sacramental, mostra-se de forma litúrgica o agir próprio de Deus na história, por meio do carácter performativo da Palavra. Com efeito, na história da salvação, não há separação entre o que Deus diz e faz; a sua própria Palavra apresenta-se como viva e eficaz (cf. Hb 4, 12), como aliás indica o significado do termo hebraico dabar. Do mesmo modo, na ação litúrgica, vemo-nos colocados diante da sua Palavra que realiza aquilo que diz
São Jerônimo (VD 55): «Lemos as Sagradas Escrituras. Eu penso que o Evangelho é o Corpo de Cristo; penso que as santas Escrituras são o seu ensinamento. E quando Ele fala em comer a minha carne e beber o meu sangue” (Jo 6, 53), embora estas palavras se possam entender do Mistério [eucarístico], todavia também a palavra da Escritura, o ensinamento de Deus, é verdadeiramente o corpo de Cristo e o seu sangue. Quando vamos receber o Mistério [eucarístico], se cair uma migalha sentimo-nos perdidos. E, quando estamos a escutar a Palavra de Deus e nos é derramada nos ouvidos a Palavra de Deus que é carne de Cristo e seu sangue, se nos distrairmos com outra coisa, não incorremos em grande perigo?».
CICLO TRIENAL (PARA DOMINGOS DO TEMPO COMUM):
Ano A – Mateus (2014, 2017, 2020, 2023...)
Ano B – Marcos (2015, 2018, 2021, 2024...)
Ano C – Lucas (2016, 2019, 2022, 2025...)
CICLO BIENAL (FÉRIAS DO TEMPO COMUM):
Ano Par (2010, 2012, 2014, 2016, 2018...)
Ano ímpar (2011, 2013, 2015, 2017, 2019...)

5.2 O CICLO TRIENAL NA CATEQUESE
ANO A – MATEUS (2014, 2017, 2020, 2023...). “IGREJA”. Exemplo: 3º Domingo (Mt 4,12-23):
= Pregação aos pagãos e proximidade do Reino de Deus :
- Jesus anuncia o Evangelho em primeiro lugar àqueles que estão distantes e quer fazer deles um Novo Povo;
- Igreja Instituída por Jesus Cat. 763ss
= Cristo convoca os primeiros discípulos:
- Denominações e imagens da Igreja Cat. 751
ANO B (MARCOS). “CRISTO”. Exemplo: 11º Domingo (Mc 4,26-34)
·        Anúncio do Reino de Deus (Cat.543ss)
·        Crescimento do Reino é dom de Deus (Parábola da Semente)
·        Presença do Reino deve causar grandes mudanças no nosso modo de ver as coisas conforme o desígnio do Pai e não conforme os nossos (parábola da mostarda).
ANO C (LUCAS). “DISCIPULADO”. Exemplo: 23º Domingo (Lc 14, 25-33)
Preferir pai, mãe e família ou Cristo
  • Cristo, centro de toda a vida.
  • Virgindade e celibato pelo Reino (Cat.1618ss)
Pobreza em espírito
  • Décimo Mandamento (não cobiçar as coisas alheias)
  • A pobreza de coração (Cat. 2544ss)
DNC 105 (Diretório Nacional de Catequese). Ao apresentar a mensagem evangélica, a catequese observa os seguintes critérios:
a) centralidade da pessoa de Jesus Cristo, que introduz na dimensão trinitária e antropológica da mensagem;
b) valorização da dignidade humana (mistério da encarnação);
c) anúncio da Boa-Nova do Reino de Deus em vista da Salvação, o que implica uma mensagem de conversão e libertação;
d) caráter eclesial da mensagem, que remete a seu caráter histórico;
e) exigência de inculturação, uma vez que a mensagem evangélica é destinada a todos os povos; isso supõe que a mensagem seja apresentada, gradualmente, em sua integridade e pureza;
f) a mensagem cristã é orgânica; tem uma hierarquia de verdades. A visão harmoniosa do Evangelho tem um significado profundo para o ser humano.

5.3 MODELO CATECUMENAL
DAp 289 (Documento de Aparecida ref. V CELAM).  Sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação na vida cristã que comece pelo querigma e que, guiado pela Palavra de Deus, conduza a um encontro pessoal, cada vez maior, com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem, experimentado como plenitude da humanidade e que leve à conversão.

Anexo I. ORAÇÃO DAS VÉSPERAS

Anexo II. ATIVIDADE PRÁTICA EM GRUPOS

A partir de um texto bíblico: Qual é o enfoque que pode ser dado para diferentes faixas etárias:
  • de 5 a 7 anos?
  • de 7 a 9 anos?
  • de 13 a 15 anos?
(Vou pedir para o Arthur a relação dos textos bíblicos que ele usou.)

Anexo III. MINHAS ANOTAÇÕES DA AULA
O modelo catecumenal propõe utilizarmos na catequese as leituras dominicais (especialmente o evangelho) como tema a ser aprofundado, respeitando as características de cada idade. Sem deixar de lado temas essenciais de nossa fé: sacramentos, mandamentos, orações, etc. Muito pelo contrário, usando-o como base para tratar desses temas.

* Data corrigida em 22/06/2014

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