A teologia Latino-americana, encarnada na história do povo*
Prof. Ms. Maria Angélica
Moreira
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Teologias europeias: Teoria Dialética e
Teoria da Práxis;
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Concílio de Trento: dogmático;
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Concílio Vaticano II: pastoral.
Eventos que preparam o Concílio Vaticano II:
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Crescimento da importância dos leigos na vida da
Igreja;
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Novo florescimento pastoral (experiências novas,
diante da realidade urbana);
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Movimento catequético: perspectiva bíblica,
litúrgica e missionária;
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Movimento bíblico: exegeta católico.
Precedentes sócio-econômico-políticos na América Latina
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Consolidação do processo industrial;
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Aumento da diferença entre ricos e pobres
(aumento dos pobres);
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Teoria da dependência (sociólogos): América
Latina num processo de subdesenvolvimento à há interesse em manter a dependência (Medelin,
pobreza 1-2: pede aos pastores a libertação).
Precedentes eclesiais
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Ação católica chega ao Brasil (1935):
recristianizar através dos leigos;
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Ação católica especializada (1945):
ver-julgar-agir-celebrar (Pe. José Cardim) e movimentos sociais = JAC
(Juventude Agraria Católica), JEC (Juventude Estudantil Católica), JIC
(Juventude Independente Católica), JOC (Juventude Operária Católica) e JUC
(Juventude Universitária Católica);
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Movimento de Natal (Dom Eugenio Sales): escolas
radiofônicas;
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Bispos começam a se envolver com as questões
sociais: estudam fora do país e voltam com vontade de pensar.
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Concílio Vaticano II (1962-1965): Aggiornamento
= atualização da Igreja e diálogo com o mundo moderno
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Mendelin: adaptar o Vaticano II à realidade do
povo marcada por relações de injustiça;
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Pacto das catacumbas (Domitila, 39 bispos):
pobres no centro do ministério pastoral.
(incompleto)
OBS:* Anotações minhas sobre a palestra do dia 22/10/2014, na Semana Teológica da Faculdade Paulo VI. Rossana
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