domingo, 20 de maio de 2018

REUNIÃO DIOCESANA DE MAIO - Parte 1

Neste sábado véspera de Pentecostes, iniciamos a reunião com a leitura de Gálatas (Gl 5,13-24).
A partir da leitura, Rosildo propôs uma reflexão do texto, a partir de palavras que expressam sentimentos por que todos nós passamos, mas que não são dignos daqueles que seguem a Jesus: desespero, ódio, indiferença, etc. Quando estamos diante desta dura realidade, a Palavra de Deus é semeada, mas não consegue penetrar. Esses sentimentos nos afastam de Deus e devem ser transformados em nossa vida, abrindo-nos para a ação da Palavra. Quando deixamos Deus agir em nossa vida, ficamos "de cabelo em pé" de tanto serviço. Mas felizes, por estar na presença de Deus! Felizes por sermos contemplados com os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. É assim que queremos estar!
Antes de iniciar o tema, Pe. José Eduardo perguntou aos presentes como está a compreensão da questão da iniciação cristã com inspiração catecumenal, da qual temos falando, se está claro, se está muito confuso...
Silvia (Paróquia Bom Jesus - Arujá) disse que agora está clareando. 
Regiane (Paróquia Bom Pastor - Suzano) relatou que estava tudo muito confuso, por isso estão estudando o Documento 107 e farão uma "parada" para fazer formação com os catequistas e toda a comunidade. 
Dari (Paroquia Santa Isabel) falou que já estão implantando alguns passos na paróquia, mas não conta com muito apoio do padrre; Simone (da mesma paróquia) acredita o pouco interesse que nota nos catequizandos com o processo seja um aspecto cultural. 
Marcelo (N. Sra. Aparecida e São Roque) disse que falta atingir as outras pastorais, pois este esse processo mexe na estrutura da catequese, envolvendo a comunidade inteira. A Catequese Renovada (1983) ainda hoje não foi bem entendida. Houve uma simplificação do entendimento, limitando-se no emprenho de "não decorar".  No entanto, a proposta é uma mudança profunda, entender o que é ser católico.
Na paróquia do Rosildo (N. S. D'Ajuda - Itaquaquecetuba) já tem dados passos na compreensão desta concepção de igreja: catequese e familias estão caminhando juntas e a formação é para leigos (e não é só para a catequese).
Diante desses relatos, o padre falou que esse sentimento, essa angústia, é sinal de que estamos pensando (e isso é bom!) 

AVISOS:
1- A equipe diocesana fará uma formação para catequistas na Catedral Diocesana e convida a todos. Serão quatro sábados às 15h. Os dois primeiros já estão marcados:
26/5 - A vocação do catequista (M. Elizabeth e M. Roseneire)
02/6 - Metodologia catequética com inspiração catecumenal (Ir. Daiane)

2- No mês passado, o Pe. José Eduardo convidou para uma reunião de catequistas em sua paróquia (Nossa Senhora da Paz - Ferraz de Vasconcelos). A data mudou: do dia 27/5 para 10/6, início com a missa das 8h. Rua Getúlio Vargas 250 - Centro - Ferraz de Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário