terça-feira, 25 de março de 2014

CATEQUÉTICA

(minhas anotações referentes à aula do dia 19/02/2014, ministrada pelo Pe. Vicente Frissulo,
 da diocese de São Miguel)
A catequese vem atender ao apelo de evangelização da Igreja. Mas, o que Deus quer da sua Igreja? 
A missão de todo cristão é evangelizar, é levar os irmãos ao batismo e fazer discípulos do Mestre (Mt 28,19-20; Mc 16,15-16; Lc 24,46-47; Jo 20,21-23). Na catequese, não se “acha” nada (opinião particular), não se fala por si mesmo, e sim em nome da Igreja.
O Pai quer salvar o mundo. O Filho se aproxima tanto de nós que vive nossa vida humana, com todas as suas alegrias e sofrimentos. E só na Igreja encontramos Jesus, pois a nossa fé baseia-se no seu ensinamento.
A Catequese é explicar o querigma, o essencial de nossa fé. Katha é (em grego) ressoar. É ajudar o outro descobrir Deus tão humano e tão divino!
“Reconheçam de coração o Cristo como Senhor, estando sempre prontos a dar a razão de sua esperança a todo aquele que a pede a vocês” (1Pd 3,15). Apresentemos os motivos de nossa fé! Para explicar precisa tempo. 
“Quanto a você, permaneça firme naquilo que aprendeu e aceitou como certo” (2Tm 3,14). Ser discípulo é fazer novos discípulos, é um processo que nos prepara para a ação. É uma ação na fé que aprofunda ainda mais a nossa fé. 
A catequese é na comunidade e para a comunidade, para evangelizar os seus membros. É uma ação pastoral para fixar o que se aprendeu; do conjunto das pastorais, não uma ação isolada de iniciativa dos catequistas.
A fé nasce da Palavra: a partir do que se anuncia. A catequese faz parte do ministério da Palavra, o anúncio da boa-nova. (Outros ministérios são, por exemplo, curar, falar línguas, expulsar demônios, etc.) 
A quem cabe esta missão? Os primeiros apóstolos foram enviados para a anunciar os fundamentos da fé. Os profetas falam em nome de Deus, com entusiasmo. Os catequistas hoje formam a comunidade na compreensão de Jesus.  Anunciam a Palavra e educam a comunidade para fazer mais discípulos.
Quais são as fontes da vocação? Deus e a comunidade de discípulos catequistas. “Eu sou o Caminho.” Os catequizandos devem experimentar o mergulho na água e no coração de Deus, na dimensão sacramental. E juntar à dimensão sacramental a dimensão vivencial, no conjunto da evangelização. “Eu estava com fome, estava com sede...” (Mt 25,35)
Rossana

Nenhum comentário:

Postar um comentário