sábado, 15 de agosto de 2020

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora (16/08/2020)

 Liturgia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora - Ano A

 1ª LEITURA: Apocalipse 11,19a; 12,1-61-10ab

SALMO44(45),10-12.16 “À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente, de ouro de ofir!”

[Clique aqui para ouvir] Salmo gravado por Carolina da Silva Costa e Bárbara Almeida Teixeira, da Paróquia Divino Espírito Santo – Suzano.

 2ª LEITURA: 1Coríntios 15,20-26.28

 EVANGELHO: Lucas 1,39-56

 Reflexão:

 Maria, diante da novidade trazida pelo anjo sobre sua gravidez e da sua prima Isabel, passa por uma mudança radical, que a leva a uma nova realidade de vida. Assim, tem início sua grande missão: ser a mãe do Salvador. Sua disponibilidade, o cuidado, a preocupação e o carinho a coloca a caminho, ao encontro de Isabel e compartilha com ela as maravilhas que o Senhor realizou em suas vidas.

A alegria do encontro, e mais belo ainda sentir essa alegria que vem de dois seres ainda em gestação; a alegria de Deus transmitida através do Espírito Santo,um Espírito que fecunda e alegra cada coração que recebe a Palavra encarnada.

A nosso chamado enquanto cristão se resume a percorrer um caminho que só será possível caminhando. Cada obstáculo, cada curva, cada momento de escuridão não pode ser motivo para desistir. Às vezes a estrada é longa e árdua, mas caminhando com Maria, com perseverança e amor, chegamos até Jesus. Ser grato por tudo, reconhecer que é Deus quem nos escolhe e capacita na continuidade do seu projeto de salvação para a humanidade.

Quer saber como chegar até Jesus? Siga os passos de Maria:

·         Ao ser chamado que o seu SIM seja verdadeiro;

·         Silenciar, guardar e meditar tudo em seu coração;

·         Se coloque a caminho ao encontro do outro;

·         Reconheça as maravilhas que o Senhor fez em sua vida;

·         Olhar sempre para Jesus, mesmo que o mundo pareça ruir ao seu redor;

·         Tenha certeza que Deus está agindo diante do seu impossível.

Maria nos ensina também o quanto Deus é misericordioso e justo, não abandona e cumpre sempre a sua promessa. Ele está disponível para ir ao encontro de todos os que abrem o coração para que Ele faça morada, e assim transforme a sua vida.

 Hoje celebramos o dia da Vida Consagrada. São pessoas que se despojam de tudo para viver em comunidade uma nova realidade de vida, pautada na oração, contemplação e doação, fazem uma experiência profunda com a vivência da Palavra e da Eucaristia. Buscam em Cristo Ressuscitado o verdadeiro sentido da vida e da sua vocação. Que Deus os abençoe e os ilumine durante toda caminhada de vida.

Que Nossa Senhora nos ensine a viver com disponibilidade e fé o projeto que Deus realizou e ainda realiza na humanidade através dela, que com toda sua humildade se tornou a mãe do Salvador. Isso se tornou possível somente por graça e privilégio dado a ela por Deus. Que este dogma de fé que nos insira cada vez mais no mistério da salvação!

Que a Paz de Cristo esteja contigo!
Luciene Matoso, teóloga (e da equipe diocesana de catequese)

 


Mensagem da Semana

 

Isabel mulher idosa e estéril, Maria jovem e não casada,
ambas possuem ventres cheios de vida.  
Elas confiaram em Deus e em suas promessas. 
Deus  nunca decepciona quem confia Nele. 
Tudo tem seu tempo e sua hora para se realizar.  
Santo domingo e uma abençoada semana!🌹
(Irmã Ísis Ubalda)


Nenhum comentário:

Postar um comentário