domingo, 30 de agosto de 2020

22º Domingo do Tempo Comum - Ano A

  Liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum - Ano A

1a LEITURA: Jeremias 20, 7-9

SALMO 62(63),2-6. 8-9. A minha alma tem sede de vós, como terra sedenta, ó meu Deus!

[Clique aqui para ouvir] Salmista: Felipe .Gomes, da Paróquia São José - Vila Varela, Poá.

2a LEITURA: Romanos 12, 1-2

EVANGELHO: Mateus 16,21-27 [Clique aqui para ouvir] 

REFLEXÃO sobre o Evangelho: [Clique aqui para ouvir] 

Jesus nos ensina o caminho para a felicidade e a vida eterna. Porém, este caminho não são só flores, tem fome, gula, pobreza, conflitos, guerra, cansaço,  má vontade, preguiça, ignorância, tristeza, desânimo, egoísmo, vaidade e todas as nossas limitações. O caminho de Jesus não é uma mágica e não tem privilégios. Parte do chão da nossa realidade, da nossa vida, com todos os seus altos e baixos, pois é assim que aprendemos.

Pedro não aceita este caminho. Na presença do Mestre, quer se acomodar. No entanto, ser discípulo de Jesus é buscar a verdadeira liberdade, com atitudes concretas, arregaçando as mangas, colocando-nos a serviço dos irmãos e da comunidade, assumindo a responsabilidade sobre nossos atos. Aprendendo com nossos erros. Entregando nossa vida nas mãos de Deus.

Muitas vezes, nós também não aceitamos esta condição, queremos um Messias que resolva os nossos problemas, esquivando-nos da responsabilidade e de amadurecer.

Sim, temos sede de Deus e os irmãos também. Se ainda há pessoas passando fome, sofrendo, depressivos, enquanto outros fecham-se em suas vaidades e seu egoísmo, estabelecendo seus próprios valores, ainda há muito o que fazer. A comunidade não é perfeita, tampouco nós. Precisamos seguir e conviver com este fato. O caminho é feito juntos.

Que Deus nos ajude a superar as nossas limitações e assumir de fato os valores do Reino em nossa vida!

“No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus!”

Mensagem para o Dia do Catequista

Ser catequista é atender ao chamado de Deus para testemunhar a sua Palavra e fazê-la ecoar no coração dos irmãos.

Hoje é dia de celebramos e darmos graças a Deus por nossa vocação de CATEQUISTAS.
Que Deus nos ajude a perseverar e atender com amor a esta vocação!
FELIZ DIA DO CATEQUISTA A TODOS!

OBSERVAÇÃO*: Completando esta mensagem, colocamos no anexo (depois da Mensagem da Semana).

Mensagem da Semana


"Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; 
foste mais forte, tiveste mais poder." 
Estás sempre comigo, Senhor; 
por isso ajuda- me a  carregar minha cruz do dia a dia 
com paciência, paz e alegria.  
Santo domingo e abençoada semana. (Irmã Isis Ubalda)


* Anexo: ORAÇÃO DO CATEQUISTA (Padre Paulo Gil) *



Nenhum comentário:

Postar um comentário