sábado, 3 de outubro de 2020

27º Domingo do Tempo Comum

 Liturgia do 27º Domingo do Tempo Comum - Ano A

1ª LEITURA: Isaías 5,1-7

SALMO 79 (80), 9. 12-16. 19-20. "A vinha do Senhor é a casa de Israel"

[Clique aqui para ouvir] Salmo cantado por Maria de Fátima Gonçalves dos Reis, da Paróquia Santa Rita - Jd. Odete - Itaquaquecetuba

2ª LEITURA: Filipenses 4,6-9

EVANGELHO - MATEUS 21,33-43 [Clique aqui para ouvir] 

PARTILHA sobre o Evangelho: [Clique aqui para ouvir] 

Nestes últimos Domingos, Jesus conta parábolas sobre agricultores. Qual o planta cultivada?

Isso mesmo, a videira, a planta que dá uvas.

Com os trabalhadores da vinha, Jesus ensina uma lógica diferente: a grandeza da misericórdia e do amor de Deus!

Com os dois filhos do vinhateiro, aprendemos que não bastam palavras. O que nos faz seguidores do Reino é o coração e as ações.

Hoje, temos a parábola da vinha arrendada. A vinha é uma plantação de videiras, da planta que tem a uva como fruto. E o que caracteriza a uva?

A uva é uma fruta suculenta e doce, da qual se faz o vinho, que representa o amor de Deus por nós. Se não rompemos a casca da fruta, não sabemos quanto caldo pode nos proporcionar. No entanto, quando fazemos isso, o suco sai abundante e doce.

Assim também nós. Quando estamos fechados à vida e ao amor de Deus, nossa vida é sem graça. Mas quando nos abrimos, percebemos que este amor transborda vida, infinita, divina.

A videira (ou o seu produto, o vinho) aparece em outras passagens bíblicas muito conhecidas no evangelho, como nas Bodas de Caná (quando Jesus transforma água em vinho) e na passagem do capitulo 15 de João, onde Jesus diz: "Eu sou a videira e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, dá muitos frutos."

O Amor transborda do coração de Deus e alimenta e alegra a nossa vida.  E o que é a vida, senão o dom que Deus dá a cada um de nós? Deus nos dá o dom da vida e ainda acompanha a nossa caminhada, nos conduzindo a uma nova justiça pautada no Amor. E o amor que brota nós em é produto de uma vida cuidada com carinho por Deus. 

Assim como Jesus falou naquele tempo aos sumo sacerdotes e aos anciãos. Hoje ele fala a nós. O poder de Deus não está na ganância e na opressão, mas na partilha e no Amor. Não basta pertencer a um grupo, seguir preceitos, frequentar ou mesmo participar da igreja. O essencial é estar aberto ao outro, à simplicidade, à promoção da alegria que vem de Deus, pois é este o caminho do Reino. É a partilha e a humildade que nos dão a alegria de viver na graça e no amor de Deus. "Quem de vocês quiser ser grande, deve ser o servidor de vocês; e quem quiser ser o primeiro deve tornar-se servo de vocês.” (Mt 20,26-27)

Que nossas palavras e ações não sejam no sentido de julgar ou condenar (quem somos nós para isso?) mas, no sentido de ecoar o amor de Deus, que nos anima e nos leva à vida plena em Cristo. 

Partilhemos e ecoemos com os irmãos a doçura do amor de Deus, porque o reino dos céus já começa aqui! 

(Evangelho proclamado e partilhado por Rossana Suzuki, da equipe diocesana de catequese.)


Mensagem da Semana

"O que poderia Eu ter feito a mais por minha vinha e não fiz?" 
Ele faz tudo!!! Porque às vezes não dou bons frutos? 
Santa Semana e abençoada domingo! (Irmã Ísis Ubalda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário