sábado, 10 de outubro de 2020

28º Domingo do Tempo Comum

 Liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum - Ano A

1ª LEITURA: Isaías 25, 6-10a

SALMO 22(23),1-3-6 (R. 6) "Na casa do Senhor habitarei eternamente."

[Clique aqui para ouvir] Salmo cantado por Fernanda Leal e Arlindo Lopes, da Paróquia São Maximiliano Kolbe - região Brás Cubas, Mogi das Cruzes.

2ª LEITURA: Filipenses 4,12-14.19-20

EVANGELHO: MATEUS 22,1-14 [Clique aqui para ouvir] 

PARTILHA sobre o Evangelho: [Clique aqui para ouvir] 

A todo momento, Deus nos convida a participar deste banquete e celebrar com Ele a alegria da presença do Filho no meio de nós. 

Porém, para participar é necessário levar em conta que não é um convite qualquer, para uma festa qualquer. Aceitá-lo implica em uma adesão verdadeira a Cristo e seus ensinamentos. Lembrando, que os primeiros convidados foram as ovelhas perdidas da casa de Israel. (Mateus 10,5-6)

Muitos vão pelo mundo anunciando o evangelho, pregando a Palavra, convidando para o banquete, fazendo discípulos e missionários para a messe do Senhor. Mas... quão triste é ver que muitos não entendem a proposta que o evangelho apresenta, porque seu ego não permite; não querem porque essa Palavra é dura demais (João 6,60); não querem deixar de viver as ilusões e as paixões que o mundo oferece. Neste sentido, não reconhecem a verdadeira face de Deus,que é paciente, cuidadoso, justo, misericordioso, zeloso (Deuteronômio 6,15) e não desampara aos que a Ele recorrem.

Com efeito, através da vinda de seu Filho, Deus  ainda continua conduzindo aqueles que se abrem e aceitam o evangelho como um novo modelo de vida – pois, Jesus percorria toda a periferia curando doentes, cegos, leprosos, expulsando demônios, entre outros (Mateus 19,2) chamando-os para fazer parte do reino de seu Pai.

Todos que aceitaram o convite e suas implicações mudaram suas vestes (Apocalipse 22,14), agora estavam “limpos” de toda sujeira que o pecado lhes proporcionou. Como homens novos em Cristo, agora são transportados para o local do banquete, para celebrar e experimentar a alegria de fazer parte deste Reino.

Mesmo assim, é possível encontrar convidados que não querem dar um novo sentido a sua vida. Neste caso, a decisão de continuar uma vida de pecado tem como consequência o afastamento da presença de Deus.

Neste evangelho, pode-se pensar que a atitude do rei é injusta, levando a muitos questionamentos: por que excluir? Por que não aceitar ele assim? 

No entanto, também é preciso refletir: será que esse homem que o Rei lançou fora queria mudar? Se ele não está disposto a mudar, não pode fazer parte desse banquete, não tem sentido algum.

É preciso viver o evangelho, mudar de vida e mentalidade. Se conformar a Cristo, para fazer parte da grande festa que nos aguarda!

Portanto meus irmãos e irmãs, que o Senhor nos dê a graça de aceitarmos esse convite com sabedoria, perseverança e discernimento, para que não sejamos lançados fora da sua presença!


(Evangelho proclamado e partilhado por Luciene Matoso, teóloga e membro da equipe diocesana de catequese.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário