Liturgia da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida
1ª LEITURA: Ester 5,1b-2. 7,2b-3
SALMO 44(45),11-16. "Escutai minha filha! Olhai, ouvi isto: que o rei se encante com a vossa beleza!"
2ª LEITURA: Apocalipse 12,1-5. 13a. 15-16a
EVANGELHO: JOÃO 2,1-11
PARTILHA DO EVANGELHO [Clique aqui para ouvir]
Hoje o grande dia de festas em nossas igrejas e por todo o Brasil. Dia de Nossa Senhora Aparecida: a tão conhecida por todos nós, como a nossa mãe padroeira!
O evangelho de João Capítulo 2 de 1 a 11. (É engraçado a gente ver...) João, o autor do Evangelho, ele não fala em milagre. Não. As bodas de Caná, que o evangelho que vamos contemplar e refletir durante todo esse dia dedicado a uma mãe, a uma mulher. Entre todas, a que tem o bendito o fruto. Que nós possamos ver que João fala de sete sinais sinais que são para que a gente marque nossas vidas e nos dê direção para seguir, passos. E é isso que a gente vê no evangelho.
Numa festa onde se encontrava os discípulos e também Jesus, a gente vê que uma mulher simples (porque naquela época mulher nem era colocada entre os contados nas outras atividades. Mulher quando Jesus fez a multiplicação do pão tinha 5 mil homens, fora mulheres e crianças.) Mas a gente vê nesse Evangelho, no primeiro sinal de Jesus, que ela é um guia. E ninguém melhor que João para poder falar da mãe de Jesus. Aos pés da Cruz, justo ele que ganhou ela como mãe e ela ganhou ele com filho.
E nós vemos nesse evangelho que Maria nos ensina a gente fazer tudo o que o Mestre nos ordenar. Ela impõe nada, ela pede. O fim acabou e a falta do vinho no casamento era tristeza, era falta da alegria. Mas ela sabe do que o filho é capaz. E assim essa Padroeira faz o nosso Brasil, ela sabe do que eu e você somos capaz. Capaz de perdoar, capaz de sair pelas igrejas, ruas, casas levando a palavra do filho, fazendo o que o filho quer: simplesmente isso! Que nós possamos, neste dia dedicado a Padroeira do Brasil, que aqui no Brasil também comemoramos o Dia da criança. Que a gente vê esse mesmo Jesus falando que quem não for como criança, não entrará no reino dos céus.
Que nós possamos, como bons filhos que somos, seguir os passos e ensinamentos do grande Jesus. Que sempre, como nós brasileiros que acreditamos na proteção divina e a intercessão de Nossa Senhora, possamos colocar a nossa vida sobre a proteção desse manto... desse manto azul, desse manto cheio de estrelas na mãe do nosso Brasil.
Que no dia de hoje em especial, a benção do Deus todo-poderoso, por interseção dessa mãe que nos ensina a fazer tudo o que o filho quer. Que nós possamos viver o amor, a caridade, a fraternidade, sermos catequistas e missionários segundo o coração de Maria. E fazendo sempre o que o filho nos ordenar. Bom dia!
Que Deus vos abençoe e vos proteja, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Homenagens nas Paróquias
Nenhum comentário:
Postar um comentário