sábado, 30 de janeiro de 2021

4º Domingo do Tempo Comum (31/01/2021)

Liturgia do 4º Domingo do Tempo Comum

1ª LEITURA: Deuteronômio 18,15-20

SALMO 94 (95). “Não fecheis o coração,  ouvi hoje a voz de Deus!" 

[Clique aqui para ouvir] Salmo gravado pelo grupo: Sirlene, Maria Eduarda Lopes, Mariana Vidal, Régis Portela, Maria Eduarda da Silva e Tatiane Lourenço Nomura, da Catedral de Sant' Ana, Mogi das Cruzes.

2ª LEITURA: 1ª Coríntios 7,32-35

EVANGELHO: Marcos 1,21-28. “O que é isso? Um ensinamento novo, dado com autoridade.” [Clique aqui para ouvir]

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Entraram em Cafarnaum. No sábado, Jesus foi à sinagoga e pôs-se a ensinar. Todos ficaram admirados com seu ensinamento, pois ele os ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas. Entre eles na sinagoga estava um homem com um espírito impuro; ele gritava: «Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!». Jesus o repreendeu: «Cala-te, sai dele!».O espírito impuro sacudiu o homem com violência, deu um forte grito e saiu. Todos ficaram admirados e perguntavam uns aos outros: «Que é isto? Um ensinamento novo, e com autoridade: ele dá ordens até aos espíritos impuros, e eles lhe obedecem!». E sua fama se espalhou rapidamente por toda a região da Galileia.


PARTILHA DO EVANGELHO [Clique aqui para ouvir]

Nesse Evangelho, Cristo dirige-nos o seu grito enérgico, sem dúvidas e com autoridade: «Cala-te, sai dele!» Muitas vezes em nossas vidas precisamos calar e ouvir a vos verdadeira de Cristo que nos convida a uma missão libertadora . E ai eu pergunto será que estamos dispostos a nos calar e seguir ao Cristo.

Se repararmos a primeira conduta  quando se  põem quando estabelecem a vida comunitária, é a do silêncio: numa casa onde se tenha que rezar, há-de reinar o silêncio e a contemplação. E ai pensamos no  ditado: «O bem não faz ruído; o ruído não faz bem».

O chamamento ao seguimento radical de Jesus Cristo é para o aqui e agora, para tornar possível o seu reino, que irrompe com dificuldade entre nós. Ele conhece a nossa tibieza, sabe que não nos gastamos fortemente na opção do Evangelho, mas que queremos contemporizar, ir tirando, ir vivendo e sem pressa.

O mal não pode conviver com o bem. A vida santa não permite o pecado. «Ninguém pode servir a dois senhores; porque odiará um e amará o outro», já disse Jesus Cristo.

Por isso, refugiemo-nos na árvore sagrada da Cruz e que a sua sombra se projete sobre a nossa vida, e deixemos que seja Ele quem nos conforte, nos faça entender o porquê da nossa existência e nos conceda uma vida digna de Filhos de Deus.

Evangelho proclamado e partilhado por Maria Roseneire Santos da Silva, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque e da Equipe Diocesana de Catequese.



domingo, 24 de janeiro de 2021

3º DOMINGO DO TEMPO COMUM (24/01/2021)

LITURGIA DO 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM

1ª LEITURA: Jonas 3,1-5.10

SALMO 24 (25). “Mostrai-me ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me orienta e me conduza!” 

2ª LEITURA: 1ª Coríntios 7,29-31

EVANGELHO: Marcos 1,14-20. “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens.”

Proclamação e partilha do evangelho pelo Diácono Paulo Aparecido Rosa [Clique aqui para assistir ao video]

PARTILHA DO EVANGELHO 

[Transcrição a partir do video "Quando foi o 1° Encontro com Jesus?", do link acima 👆.]

Olá, boa noite! 

Chegamos ao terceiro Domingo do tempo comum. Aonde Jesus, no evangelho desse dia de hoje, vem nos chamar, eu e você, à conversão, à mudança de vida, a segui-lo e nos tornar anunciadores do Reino.  Isso que Jesus quer da minha, da tua vida. No batismo, eu e você já fomos chamados a sermos discípulos missionários e anunciadores da Boa Nova, pois o reino de Deus já está aqui, no meio de nós.

Começamos a nossa reflexão de hoje com o símbolo do nosso chamado.  A marca de nossa pertença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Meditemos a palavra do evangelho de hoje, que vem de Marcos, Capítulo 1, Versículo 24, do 14 a 21.

Que essa Palavra possa nos fazer compreender a imensidão que é o Reino de Deus, a força da Palavra de Deus que vive no meio de nós!

Terceiro domingo do tempo comum... é um domingo dedicado, consagrado à Palavra.  A palavra que tem o poder de transformar vidas, de mudar situações, de fazer alegrias e tristezas. Tudo é uma palavra. A palavra que bem dita, com amor, com carinho, com força... de coração, pode ressuscitar os mortos. É a palavra de Jesus usava para levantar os paralíticos, curar os coxos, os leprosos, perdoar as prostitutas. Era a palavra... E é essa palavra que hoje Jesus direciona a mim, a você... ao meu coração, ao teu coração. Para que essa Palavra nos faça os verdadeiros seguidores. Seguir Jesus quer dizer mudança de vida.

Hoje, vamos refletir um pouco... Há quanto tempo você teve um encontro com esse Cristo?

Nós vemos nos textos do Evangelho de Marcos, o evangelho mais velho que temos, Jesus relatar o nome dos primeiros discípulos. Um deles, Jesus até mudou de nome. Chamou-o  de "Cefas" (pedra) e depois ainda proclamou: "Tu és Pedro e sobre ti edificarei a minha igreja." Olha, como a Palavra tem poder! A palavra tem poder de transformar um simples homem na potência de uma rocha, sólida, aonde toda uma estrutura de ideais, pensamentos, seria colocado sobre sua fé, sobre suas costas.

Essa palavra que Jesus direciona hoje a mim e a você. A exemplo do Evangelho, Jesus me chama e te chama para uma mudança de vida. Largar o fardo do dia-a-dia, o cansaço das palavras que nos machucam e seguir uma Palavra que nos norteia, nos dá um "norte", nos orienta onde e como chegarmos à verdadeira felicidade.

Tudo que temos aqui é passageiro, é momentâneo.  É um caminhar, é uma saída, da Galileia à Jerusalém Celeste. Aonde você quer estar nesse caminho? Em que parte da sua vida, você se lembra que teve um encontro com esse Jesus, do evangelho de hoje? Esse Jesus que caminhava rumo ao Pai, mas sempre arrumava um tempo para acolher, cuidar, restaurar, transformar, ensinar e amar quem encontrava pelo caminho.

O mesmo Jesus que foi batizado por João, agora nesse Evangelho o relato nos fala que ele logo após a prisão de João... e João tinha algum pecado? Ele fez algo de errado? A não ser anunciar e denunciar? Essa é a função de de todo profeta. Anunciar a Boa Nova e denunciar a injustiça e a desigualdade.

É engraçado a gente ver quando, por você ser justo, você ser cobrado; por você escutar o chamado de Jesus e mudar de vida, largar os vícios, a maneira de falar de pensar de agir, você é cobrado. E é isso que hoje esse evangelho quer fazer na minha na tua vida.

Pare e pense um pouco... Quando foi que Jesus passou na sua Galileia... passou pelo barco de sua vida e o chamado dele transformou a sua maneira de ser pensar e agir? Às vezes ele já me chamou tantas vezes, de diversas maneiras, por diversas pessoas, por infinitas palavras, por músicas, por salmos, por leituras, por situações que vivemos em nossa vida. E às vezes nós somos como o cego de Jericó e não conseguimos ver a luz.

Mas Jesus é esse homem que Marcos vem dizer que caminha... E é bonito a gente ver o evangelho de Deus dizendo: "O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo! Convertei-vos e credes no evangelho!"

O que é isso? Converter e crer? Converter quer dizer mudança... É como o exemplo dos discípulos: largar um barco, largar uma rede! Acreditaram na promessa que Jesus fez.

Jesus já fez uma promessa? Ele já fez, filho. A promessa de que esse mundo tem que AQUI começar o reinos dos céus... (aqui, hoje, agora!) através de minhas atitudes, palavras, pensamentos e orações fazer aqui, neste momento, neste tempo, um pedacinho do céu... quando Jesus entra em nosso templo, quando Ele passa para nossa vida. O meu encontro pessoal com Jesus foi um momento único.

Primeiro no batismo. Mas com batismo, a gente era criança, não compreendia a complexidade da Palavra que foi dita naquele dia, naquele rito. Estávamos nos colos do nossos pais, padrinhos... mas hoje, nesse evangelho de hoje, terceiro domingo do tempo comum, dia 24 de janeiro de 2021, véspera da Festa de São Paulo Apóstolo... Jesus vem chamar a saímos da nossa "vidinha". (Desculpa o termo "vidinha".) Porque às vezes o que nos impede a gente acompanhar a Palavra de Deus é a mesmice. É de se acostumar a viver em meio (de novo, me desculpa...) no meio da lavagem, da sujeira... é de tentar consertar roupa velha com remendo novo.  Mudança de vida é a gente mudar! Eu não posso respirar o mesmo ar que eu já respirei. A mesma água do rio que eu bebi, eu não bebo ela mais! E porque que às vezes eu tento caminhar por caminhos que já me fizeram sofrer?

Mudança de vida é hoje eu e você escutarmos a palavra de Deus nos chamando: "filho, filha, larga tudo e vem comigo e eu lhe farei pescador de homens!" Sim, é o chamado a vocação de se tornar missionário, a vocação de levar (um ao outro) a alegria!

O evangelho de hoje também nos chama a nos tornarmos multiplicadores da graça. Você já contou para alguém como que é sua história de vida? Aonde na sua história na sua vida Jesus apareceu? Aonde foi a sua Galileia? Aonde você estava ocupado, encostado, cansado fadigado, triste, desanimado? E uma palavra veio e aqueceu o seu coração e você teve uma mudança de vida. Você já pensou nisso?

Imagine que cada um de nós hoje pudéssemos escrever um pedacinho do nosso encontro com Jesus. José encontrou Deus no sonho. Pedro, João, Tiago, André encontraram Jesus pelo caminho. E eu tenho certeza que, de uma maneira ou outra, você já encontrou com o meu amigo Jesus pelos caminhos da vida. É isso que Jesus quer que esse encontro faça a gente ter um choque em nossa história. Que esse choque faça uma divisão.

Que esse choque também nos abra para uma nova perspectiva de vida, um novo projeto. Jesus oferece um projeto de vida a esses homens do evangelho de hoje. Simão larga tudo (larga rede!) e vai atrás de Jesus, por uma proposta nova: "Vem e eu lhe farei pescador de homens!" O que será que era mais fácil? Pescar peixes ou pescar homens?

Vemos outros dois discípulos que estavam remendando a rede. Quer dizer que os peixes tinham rasgado aquela rede, mas não ficaram presos nela. Jesus chama eles, eles largam tudo e vão atrás de Jesus.

´A palavra de hoje vem nos dizer. Deixe suas feridas. Deixe que a Palavra de Deus entre em seu coração, em sua vida.  E, de dentro para fora, essa palavra de Jesus venha restaurando, convertendo e, no decorrer dos dias, do caminhar... aquilo que era dor vai se tornar testemunho, prova viva do seu encontro com Cristo!

É até meio ironico.... Uma dor, uma ferida vai ser transformar num testemunho de fé! Existe um ditado que diz que "A palavra converte, mas o testemunho arrasta multidões!" E é para isso que Jesus nos chama. Chamou os discípulos e chama eu e você a nos tornarmos testemunhas vivas! Mas só que para isso, eu tenho que fechar meus olhos e tentar voltar no tempo e relembrar "De que maneira Jesus me encontrou pelo caminho?"

Eu lembrar isso para eu começo a construir a partir de agora a minha história. Por que às vezes o chamado... (ah... somos humanos! e Jesus sabe disso.) Quantas vezes nós falamos não. Quantas vezes falamos ainda não é meu tempo. Isso não é comigo. Não tenho jeito para isso! Sou muito jovem ou já estou muito velho!

Posso falar uma coisa para você? Uma casa é começada construir pelo alicerce, não pelo telhado! Então, resumindo, não deixe para buscar o reino de céus depois de morto. Comece a buscar hoje, um pouco a cada dia.

Se você começar a construir a sua casa hoje, tijolo por tijolo, saco de cimento por saco de cimento, cômodo por cômodo... quando você ver (e no tempo certo!) você terá a sua casa, o seu palácio.

E é isso que o evangelho quer fazer em nossas vidas: ajudar a gente construir (arquitetar!) um projeto de vida que faça com que aquele terreno que era em declínio, cheio de morro... aquela terra que ela fofa, suporte a construção de uma casa sólida, firme, poderosa. E essa casa vai ser construída através do exercício da Palavra.

Vamos pedir ao Senhor, nesse dia da Palavra... aonde a Palavra tem poder o poder de transformar poder de restaurar. Confiantes na misericórdia do Senhor para conosco, ergamos o nosso coração em prece, ao Deus de bondade infinita.

Confirmai, Senhor, a cada um de nós, na missão de nos tornarmos seguidores da tua Palavra. Fazei que essa palavra entre em nosso ser, transforme a minha vida. Que o meu testemunho transforme a humanidade, à luz do teu Evangelho. (Evangelho quer dizer "Boa Nova".) Aonde a luz entra, as trevas não tem mais poder!

Iluminados por essa luz, dai-nos, Senhor, o Santo Espírito, para que as leituras do Evangelho, as orações feitas, alcancem a graça de que tanto necessitamos. Fazei-nos também atentos aos sinais do tempo para compreender a vossa vontade sobre nós, hoje e sempre.

Se eu ainda não tive esse encontro pessoal com Jesus... quem sabe esse vídeo, essa Palavra de hoje, seja a chance que você tem de relembrar o encontro que você teve com Jesus, uma viagem no tempo... uma viagem à sua Galileia, uma terra farta.

Senhor Deus, que a vós dirigimos nossos pedidos, sejamos agraciados por vossa bondade e misericórdia. Isso vos pedimos (não por mim! mas...)  por Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.

Dai-nos, Senhor, na certeza de que, libertos do espírito da preguiça, do espírito da surdez, do medo de falar, que eu possa me tornar anunciador do reino de Deus.

Sabe por que eu falei isso? Detesto falar em público, tinha preguiça de ler, não sei ainda rezar, estou aprendendo a cada dia, pois o caminho se faz caminhando...  (é uma frase que eu tenho comigo!) A escada é feita degrau por degrau. Se eu tentar descer três degraus de uma vez, vou cair! 

Invoquemos a benção de Deus sobre nós, sobre nossa vida e sobre o dom de escutar. E sobre o dom de guardar a Palavra de Deus.

- O Senhor esteja convosco!

- Ele está no meio de nós!

Ó Deus, fazei que o vosso povo se volte para a vós de todo o coração, pois se os protegeis mesmo quando erram, com mais amor guardai quando vos servem. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Dignai-vos, Senhor, abençoar a cada um de vossos filhos que possam ver esta Palavra, que possam escutar o teu chamado. Que, através dessa reflexão, possam se encontrar com Cristo, que vive e reina no meio de nós!

Abençoe a Palavra do Senhor faça em teu coração, em tua vida, uma morada. E que a morada desta Palavra converta os nossos dias em eternas alegrias.

Uma santa semana a todos! Um término de domingo maravilhoso! Na certeza que o Senhor sempre está conosco! Paz e bem!




sábado, 16 de janeiro de 2021

2° Domingo do Tempo Comum

LITURGIA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM

1ª LEITURA: 1º Samuel 3,3b-10. 19

SALMO 39(40). “Eu disse: Eis que venho Senhor, com prazer faço a vossa vontade!” 

[Clique aqui para ouvirSalmista Gabriel de Andrade Assumpção

2ª LEITURA: 1ª Corintios 6,13c-15a. 17-20

EVANGELHO: João 1,35-42. [Clique aqui para ouvir

PARTILHA DO EVANGELHO     [Clique aqui para ouvir
Neste início de ano, o evangelho de João nos convida a seguir a Cristo imitando os primeiros discípulos. A experiência que ele nos mostrou nos ajuda a viver a presença de Cristo em nossas vidas. João Batista, ele era apenas testemunha de Jesus. Por isso, ele convidou os seus próprios discípulos, para que seguissem Jesus. E os dois primeiros vão buscar outros e desse mesmo modo que nós catequistas encontramos Jesus. Alguém nos falou Dele e nós nos comprometemos numa tarefa de anunciá-lo. Exatamente como os primeiros discípulos responderam a um chamado levando outros a Cristo. Assim nós também devemos levar nossos irmãos até Ele. Jesus nos conhece muito bem, sabe quem somos e nos chama para uma realidade santa ao seu lado. Jesus quer ouvir de nós uma resposta sincera, uma resposta verdadeira e corajosa ao seus apelos. Que nós possamos como discípulos seguirmos se permanecermos com Ele e fazer o caminho e descobrimos quem somos e o que Deus tem para nós. Então, que tal durante esse ano seguimos a Cristo verdadeiros discípulos?

Proclamação do evangelho e Partilha feita por Maria Elizabeth Pereira, da Paróquia São José - Salesópolis e da Equipe Diocesana de Catequese.





sábado, 9 de janeiro de 2021

BATISMO DO SENHOR

LITURGIA DO BATISMO DO SENHOR

1ª LEITURA: Isaías 42,1-4. 6-7

SALMO 28(29). “Que o Senhor abençoe com a paz o seu povo!” 

[Clique aqui para ouvirSalmo cantado por Rudney Aparecido Medeiros de Carvalho, da Paróquia São Benedito - Vila Suíça - Região César de Souza, Mogi das Cruzes.

2ª LEITURA: Atos 10,34-38

EVANGELHO: Marcos 1,7-11     [Clique aqui para ouvir
“Tu és o meu Filho amado, em Ti ponho meu bem querer.”



PARTILHA DO EVANGELHO     [Clique aqui para ouvir

O BATISMO DE JESUS. Encontramos nesta passagem o fundamento da veracidade do BATISMO como sacramento para Igreja; esse sacramento é para o cristão a certidão de nascimento para uma vida nova em Cristo.

A beleza desse momento nos permite observar a ação do Espírito Santo na vida e no ministério de João Batista, de Jesus e consequentemente na vida de cada Cristão que se abre ao "kerigma" (o primeiro anúncio).

Quão grande intimidade com Deus, que exemplar espiritualidade de João Batista ao preparar o caminho de Jesus com suas pregações de conversão; espiritualidade e intimidade que culminaram na visão esplêndida da descida do Espírito Santo sobre Jesus e da voz de Deus que se alegra com o SIM e a escolha de cada um que se dispõe a seguir-lo de coração.

E de onde vem tamanha sabedoria de João Batista?

Essa Sabedoria só é possível sob a ação do Espírito Santo, pois é ele que nos ilumina, instrui e conduz na caminhada rumo a casa do Pai.

Irmãos e irmãs, que possamos abrir o coração para que o Espírito Santo aja livremente em nós, nos instruindo, nos iluminando e nos guiando neste breve caminho proposto por Jesus aos homens de boa vontade!

 A paz de Cristo esteja contigo!

Evangelho proclamado e partilhado pela teóloga Luciene Matoso, da equipe diocesana de catequese.











sábado, 2 de janeiro de 2021

EPIFANIA DO SENHOR

 LITURGIA DA EPIFANIA DO SENHOR


1ª LEITURA: Isaías 60,1-6

SALMO 71(72),1-2, 7-8, 10-13. “As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!”

2ª LEITURA: Efésios 3,2-6

EVANGELHO: Mateus 2,1-12     [Clique aqui para ouvir
“Nós vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.”


PARTILHA DO EVANGELHO     [Clique aqui para ouvir

Hoje, ainda no tempo do Natal, celebramos a festa da Epifania do Senhor. O Salvador nasceu e se fez conhecer por todos nós (se revelou para nós)! Ouvimos a notícia com alegria e queremos encontrá-lo, oferecer presentes e nossos dons. No entanto, às vezes seguimos um rei opressor, que defende apenas seus próprios interesses, e nos desviamos do caminho da fraternidade, da justiça e do amor aos irmãos. Precisamos ser firmes em nosso propósito e buscar sempre a presença do Senhor, que cuida de nós com carinho.

Como Maria, digamos nosso "Sim" com alegria, alimentando a nossa fé e procurando compreender a ação de Deus, mesmo diante das dificuldades e incertezas. Como os reis do oriente, sigamos a "estrela" que indica a presença e o amor infinito de Deus . Amém.

Evangelho proclamado e partilhado por Rossana Suzuki, da equipe diocesana de catequese.












sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

SOLENIDADE DE MARIA, MÃE DE DEUS

LITURGIA DA SOLENIDADE DE MARIA, MÃE DE DEUS

1ª LEITURA: Números 6,22-27

SALMO 66(67). “Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção!"      
[Clique aqui para ouvir]  Salmo cantado por Rangel Souza Reis e Maria de Fátima Magalhães dos Reis, da Paróquia Santa Rita - Jd. Odete - Itaquaquecetuba.

2ª LEITURA: Gálatas 4,4-7

EVANGELHO: Lucas 2,16-21


MENSAGEM DE ANO NOVO

O ano de 2020 foi um ano atípico. A pandemia nos impôs inúmeras restrições, levando-nos a reavaliar mais profundamente nossos valores e nosso modo de viver, focalizando nossas atenções no que é essencial. Foram muitas as perdas... vidas ceifadas por covid ou por outras enfermidades ou por outras fatalidades, enterradas sem velório. Foram muitas as dificuldades e incertezas e muitas ainda não passaram... vidas fragilizadas material, emocional e psicologicamente.  Foram muitas também as aprendizagens... vidas amparadas e consoladas. Também houveram erros e ainda há muito a mudar e a melhorar.

Nesta época, fazemos uma pausa na nossa rotina. Pedimos perdão por nossas faltas e damos graças por tudo o que vivemos, sobretudo os serviços que nos foram confiados e pelos quais nos empenhamos. Tomamos fôlego para novos passos, renovamos nossas esperanças e a nossa fé, oferecendo a Deus o ano que se inicia. 

Agradeço, Senhor, pelo dom da vida e por nos ensinar a cuidar uns dos outros como irmãos, apoiando-nos nesta caminhada! Que tudo o que aprendemos durante esta pandemia permaneça e dê bons frutos no ano que se inicia.

FELIZ 2021 A TODOS!