domingo, 24 de janeiro de 2021

3º DOMINGO DO TEMPO COMUM (24/01/2021)

LITURGIA DO 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM

1ª LEITURA: Jonas 3,1-5.10

SALMO 24 (25). “Mostrai-me ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me orienta e me conduza!” 

2ª LEITURA: 1ª Coríntios 7,29-31

EVANGELHO: Marcos 1,14-20. “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens.”

Proclamação e partilha do evangelho pelo Diácono Paulo Aparecido Rosa [Clique aqui para assistir ao video]

PARTILHA DO EVANGELHO 

[Transcrição a partir do video "Quando foi o 1° Encontro com Jesus?", do link acima 👆.]

Olá, boa noite! 

Chegamos ao terceiro Domingo do tempo comum. Aonde Jesus, no evangelho desse dia de hoje, vem nos chamar, eu e você, à conversão, à mudança de vida, a segui-lo e nos tornar anunciadores do Reino.  Isso que Jesus quer da minha, da tua vida. No batismo, eu e você já fomos chamados a sermos discípulos missionários e anunciadores da Boa Nova, pois o reino de Deus já está aqui, no meio de nós.

Começamos a nossa reflexão de hoje com o símbolo do nosso chamado.  A marca de nossa pertença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Meditemos a palavra do evangelho de hoje, que vem de Marcos, Capítulo 1, Versículo 24, do 14 a 21.

Que essa Palavra possa nos fazer compreender a imensidão que é o Reino de Deus, a força da Palavra de Deus que vive no meio de nós!

Terceiro domingo do tempo comum... é um domingo dedicado, consagrado à Palavra.  A palavra que tem o poder de transformar vidas, de mudar situações, de fazer alegrias e tristezas. Tudo é uma palavra. A palavra que bem dita, com amor, com carinho, com força... de coração, pode ressuscitar os mortos. É a palavra de Jesus usava para levantar os paralíticos, curar os coxos, os leprosos, perdoar as prostitutas. Era a palavra... E é essa palavra que hoje Jesus direciona a mim, a você... ao meu coração, ao teu coração. Para que essa Palavra nos faça os verdadeiros seguidores. Seguir Jesus quer dizer mudança de vida.

Hoje, vamos refletir um pouco... Há quanto tempo você teve um encontro com esse Cristo?

Nós vemos nos textos do Evangelho de Marcos, o evangelho mais velho que temos, Jesus relatar o nome dos primeiros discípulos. Um deles, Jesus até mudou de nome. Chamou-o  de "Cefas" (pedra) e depois ainda proclamou: "Tu és Pedro e sobre ti edificarei a minha igreja." Olha, como a Palavra tem poder! A palavra tem poder de transformar um simples homem na potência de uma rocha, sólida, aonde toda uma estrutura de ideais, pensamentos, seria colocado sobre sua fé, sobre suas costas.

Essa palavra que Jesus direciona hoje a mim e a você. A exemplo do Evangelho, Jesus me chama e te chama para uma mudança de vida. Largar o fardo do dia-a-dia, o cansaço das palavras que nos machucam e seguir uma Palavra que nos norteia, nos dá um "norte", nos orienta onde e como chegarmos à verdadeira felicidade.

Tudo que temos aqui é passageiro, é momentâneo.  É um caminhar, é uma saída, da Galileia à Jerusalém Celeste. Aonde você quer estar nesse caminho? Em que parte da sua vida, você se lembra que teve um encontro com esse Jesus, do evangelho de hoje? Esse Jesus que caminhava rumo ao Pai, mas sempre arrumava um tempo para acolher, cuidar, restaurar, transformar, ensinar e amar quem encontrava pelo caminho.

O mesmo Jesus que foi batizado por João, agora nesse Evangelho o relato nos fala que ele logo após a prisão de João... e João tinha algum pecado? Ele fez algo de errado? A não ser anunciar e denunciar? Essa é a função de de todo profeta. Anunciar a Boa Nova e denunciar a injustiça e a desigualdade.

É engraçado a gente ver quando, por você ser justo, você ser cobrado; por você escutar o chamado de Jesus e mudar de vida, largar os vícios, a maneira de falar de pensar de agir, você é cobrado. E é isso que hoje esse evangelho quer fazer na minha na tua vida.

Pare e pense um pouco... Quando foi que Jesus passou na sua Galileia... passou pelo barco de sua vida e o chamado dele transformou a sua maneira de ser pensar e agir? Às vezes ele já me chamou tantas vezes, de diversas maneiras, por diversas pessoas, por infinitas palavras, por músicas, por salmos, por leituras, por situações que vivemos em nossa vida. E às vezes nós somos como o cego de Jericó e não conseguimos ver a luz.

Mas Jesus é esse homem que Marcos vem dizer que caminha... E é bonito a gente ver o evangelho de Deus dizendo: "O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo! Convertei-vos e credes no evangelho!"

O que é isso? Converter e crer? Converter quer dizer mudança... É como o exemplo dos discípulos: largar um barco, largar uma rede! Acreditaram na promessa que Jesus fez.

Jesus já fez uma promessa? Ele já fez, filho. A promessa de que esse mundo tem que AQUI começar o reinos dos céus... (aqui, hoje, agora!) através de minhas atitudes, palavras, pensamentos e orações fazer aqui, neste momento, neste tempo, um pedacinho do céu... quando Jesus entra em nosso templo, quando Ele passa para nossa vida. O meu encontro pessoal com Jesus foi um momento único.

Primeiro no batismo. Mas com batismo, a gente era criança, não compreendia a complexidade da Palavra que foi dita naquele dia, naquele rito. Estávamos nos colos do nossos pais, padrinhos... mas hoje, nesse evangelho de hoje, terceiro domingo do tempo comum, dia 24 de janeiro de 2021, véspera da Festa de São Paulo Apóstolo... Jesus vem chamar a saímos da nossa "vidinha". (Desculpa o termo "vidinha".) Porque às vezes o que nos impede a gente acompanhar a Palavra de Deus é a mesmice. É de se acostumar a viver em meio (de novo, me desculpa...) no meio da lavagem, da sujeira... é de tentar consertar roupa velha com remendo novo.  Mudança de vida é a gente mudar! Eu não posso respirar o mesmo ar que eu já respirei. A mesma água do rio que eu bebi, eu não bebo ela mais! E porque que às vezes eu tento caminhar por caminhos que já me fizeram sofrer?

Mudança de vida é hoje eu e você escutarmos a palavra de Deus nos chamando: "filho, filha, larga tudo e vem comigo e eu lhe farei pescador de homens!" Sim, é o chamado a vocação de se tornar missionário, a vocação de levar (um ao outro) a alegria!

O evangelho de hoje também nos chama a nos tornarmos multiplicadores da graça. Você já contou para alguém como que é sua história de vida? Aonde na sua história na sua vida Jesus apareceu? Aonde foi a sua Galileia? Aonde você estava ocupado, encostado, cansado fadigado, triste, desanimado? E uma palavra veio e aqueceu o seu coração e você teve uma mudança de vida. Você já pensou nisso?

Imagine que cada um de nós hoje pudéssemos escrever um pedacinho do nosso encontro com Jesus. José encontrou Deus no sonho. Pedro, João, Tiago, André encontraram Jesus pelo caminho. E eu tenho certeza que, de uma maneira ou outra, você já encontrou com o meu amigo Jesus pelos caminhos da vida. É isso que Jesus quer que esse encontro faça a gente ter um choque em nossa história. Que esse choque faça uma divisão.

Que esse choque também nos abra para uma nova perspectiva de vida, um novo projeto. Jesus oferece um projeto de vida a esses homens do evangelho de hoje. Simão larga tudo (larga rede!) e vai atrás de Jesus, por uma proposta nova: "Vem e eu lhe farei pescador de homens!" O que será que era mais fácil? Pescar peixes ou pescar homens?

Vemos outros dois discípulos que estavam remendando a rede. Quer dizer que os peixes tinham rasgado aquela rede, mas não ficaram presos nela. Jesus chama eles, eles largam tudo e vão atrás de Jesus.

´A palavra de hoje vem nos dizer. Deixe suas feridas. Deixe que a Palavra de Deus entre em seu coração, em sua vida.  E, de dentro para fora, essa palavra de Jesus venha restaurando, convertendo e, no decorrer dos dias, do caminhar... aquilo que era dor vai se tornar testemunho, prova viva do seu encontro com Cristo!

É até meio ironico.... Uma dor, uma ferida vai ser transformar num testemunho de fé! Existe um ditado que diz que "A palavra converte, mas o testemunho arrasta multidões!" E é para isso que Jesus nos chama. Chamou os discípulos e chama eu e você a nos tornarmos testemunhas vivas! Mas só que para isso, eu tenho que fechar meus olhos e tentar voltar no tempo e relembrar "De que maneira Jesus me encontrou pelo caminho?"

Eu lembrar isso para eu começo a construir a partir de agora a minha história. Por que às vezes o chamado... (ah... somos humanos! e Jesus sabe disso.) Quantas vezes nós falamos não. Quantas vezes falamos ainda não é meu tempo. Isso não é comigo. Não tenho jeito para isso! Sou muito jovem ou já estou muito velho!

Posso falar uma coisa para você? Uma casa é começada construir pelo alicerce, não pelo telhado! Então, resumindo, não deixe para buscar o reino de céus depois de morto. Comece a buscar hoje, um pouco a cada dia.

Se você começar a construir a sua casa hoje, tijolo por tijolo, saco de cimento por saco de cimento, cômodo por cômodo... quando você ver (e no tempo certo!) você terá a sua casa, o seu palácio.

E é isso que o evangelho quer fazer em nossas vidas: ajudar a gente construir (arquitetar!) um projeto de vida que faça com que aquele terreno que era em declínio, cheio de morro... aquela terra que ela fofa, suporte a construção de uma casa sólida, firme, poderosa. E essa casa vai ser construída através do exercício da Palavra.

Vamos pedir ao Senhor, nesse dia da Palavra... aonde a Palavra tem poder o poder de transformar poder de restaurar. Confiantes na misericórdia do Senhor para conosco, ergamos o nosso coração em prece, ao Deus de bondade infinita.

Confirmai, Senhor, a cada um de nós, na missão de nos tornarmos seguidores da tua Palavra. Fazei que essa palavra entre em nosso ser, transforme a minha vida. Que o meu testemunho transforme a humanidade, à luz do teu Evangelho. (Evangelho quer dizer "Boa Nova".) Aonde a luz entra, as trevas não tem mais poder!

Iluminados por essa luz, dai-nos, Senhor, o Santo Espírito, para que as leituras do Evangelho, as orações feitas, alcancem a graça de que tanto necessitamos. Fazei-nos também atentos aos sinais do tempo para compreender a vossa vontade sobre nós, hoje e sempre.

Se eu ainda não tive esse encontro pessoal com Jesus... quem sabe esse vídeo, essa Palavra de hoje, seja a chance que você tem de relembrar o encontro que você teve com Jesus, uma viagem no tempo... uma viagem à sua Galileia, uma terra farta.

Senhor Deus, que a vós dirigimos nossos pedidos, sejamos agraciados por vossa bondade e misericórdia. Isso vos pedimos (não por mim! mas...)  por Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.

Dai-nos, Senhor, na certeza de que, libertos do espírito da preguiça, do espírito da surdez, do medo de falar, que eu possa me tornar anunciador do reino de Deus.

Sabe por que eu falei isso? Detesto falar em público, tinha preguiça de ler, não sei ainda rezar, estou aprendendo a cada dia, pois o caminho se faz caminhando...  (é uma frase que eu tenho comigo!) A escada é feita degrau por degrau. Se eu tentar descer três degraus de uma vez, vou cair! 

Invoquemos a benção de Deus sobre nós, sobre nossa vida e sobre o dom de escutar. E sobre o dom de guardar a Palavra de Deus.

- O Senhor esteja convosco!

- Ele está no meio de nós!

Ó Deus, fazei que o vosso povo se volte para a vós de todo o coração, pois se os protegeis mesmo quando erram, com mais amor guardai quando vos servem. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Dignai-vos, Senhor, abençoar a cada um de vossos filhos que possam ver esta Palavra, que possam escutar o teu chamado. Que, através dessa reflexão, possam se encontrar com Cristo, que vive e reina no meio de nós!

Abençoe a Palavra do Senhor faça em teu coração, em tua vida, uma morada. E que a morada desta Palavra converta os nossos dias em eternas alegrias.

Uma santa semana a todos! Um término de domingo maravilhoso! Na certeza que o Senhor sempre está conosco! Paz e bem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário