sábado, 27 de fevereiro de 2021

2° DOMINGO DA QUARESMA

LITURGIA DO 2° DOMINGO DA QUARESMA

1ª Leitura: Gênesis 22,1-2. 9-13. 15-18

SALMO 115. “Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos!"

2ª Leitura: Romanos 8,31b-34

EVANGELHO: Marcos 9,2-10 [Clique aqui para ouvir] 

www.inaicianos.org.br

PARTILHA DO EVANGELHO [Clique aqui para ouvir] 

A Igreja celebra neste domingo a Transfiguração do Senhor, a antecipação da glória de Cristo aos discípulos mais íntimos, Pedro Tiago e João, para que dessem continuidade a sua missão: a salvação do homem. O futuro de todo cristão transformado pela sua ressurreição.

Pedro, Tiago e João os discípulos amados de Jesus, os quais compreendiam de forma mais madura os ensinamentos de Jesus, que se revela à medida que compreendem e experimentam o seu verdadeiro significado, colocando-se à disposição da missão para a qual foram chamados. Eram possuidores de uma fé experimentada e provada ao caminharem com Jesus em direção oposta ao judaísmo.

 A experiência pessoal com Jesus os leva a metanóia, ou seja, a uma mudança de vida, mentalidade e de atitudes que culminam em uma maturidade espiritual mais profunda, porém limitada para compreender alguns eventos atuais e futuros relacionados à missão de Jesus.

O "sim" ao chamado, caminhar ao lado de Jesus, reconhecê-lo como Mestre, aprender dele, que é manso e humilde de coração (Mateus.11,29), permitiram a eles estarem presentes no momento da Transfiguração, onde Jesus mostra sua verdadeira face e resplandece sua glória. Um momento ímpar, inimaginável ao homem em sua humanidade,. Tão sublime, que Pedro se atreve a dizer: “Mestre é bom para nós estarmos aqui".

Jesus ao realizar tal feito, estava preparando os discípulos, (que neste momento não entenderam nada) para os eventos futuros: da sua paixão, morte e ressurreição. Moisés e Elias, simbolizam a lei e os profetas. Jesus veio para dar um novo sentido à lei judaica, o cumprimento das profecias e tornou-se a plenitude dos tempos e da revelação de Deus ao homem. Foram os primeiros a fazer essa experiência, estavam na presença da Trindade contemplando a sua glória.

A nuvem no Antigo Testamento é a representação da presença divina ao longo da história do povo hebreu: como na saída do Egito (Êxodo 13,21), no monte Sinai (Ex 19,16), na tenda da reunião (Números 9,15-23). No Novo Testamento, está presente na Transfiguração, na ascensão de Jesus (Lucas 9,34. Atos 1,9) e na sua segunda vinda (Marcos 14,62).

Deus se faz presente e, em resposta à palavra de Pedro, Deus chama a atenção: "Este é meu filho amado, ouvi-o", para que compreendam o quão sublime é este momento que acabaram de presenciar. Portanto, algumas coisas ainda é mistério. Não entendiam algumas palavras, eventos e atos realizados por Jesus, não por ignorância, mas porque ainda não era o momento. Tudo é no tempo de Deus e no processo de caminhada que se desenvolve ao longo da missão enquanto cristãos. 

Sendo assim, é possível perceber o que o Pai reserva aos que decidiram seguir Jesus, aos que negaram a si mesmo, tomaram a sua cruz e salvaram a sua vida por amor dele (Mateus.16,24-25), e poderão contemplar a sua face na eternidade.

 Irmãos e Irmãs, que Deus nos dê a graça de sermos tomados pela mão e conduzidos por Jesus ao lugar para o qual todos os cristão almejam estar após a morte; que possamos ser discípulos íntimos de Jesus em nossos dias para contemplar a sua glória na caminhada da Igreja, no rosto do irmão e na missão para a qual fomos chamados.

Para nós cristãos católicos a Transfiguração está presente em cada missa celebrada, em cada Eucaristia consagrada e comungada.  Os discípulos de Jesus fizeram a experiência da Transfiguração mediante a presença física de Jesus. Viram com seus próprios olhos. Porém nós, fazemos a experiência da Transfiguração com Cristo ressuscitado. Experimentamos mediante Jesus eucarístico, simplesmente com os olhos do coração, "bem aventurados os que creram sem ter visto" (João 20,29).

Este evangelho deixa clara a certeza do que há de se encontrar após a morte: um lugar reservado por Deus a cada homem que acolhe e faz uma profunda experiência, ao ouvir o que Ele fala através da sua Palavra e caminhar para uma mudança de mentalidade e atitude, ao passo que se faz a experiência pessoal com Ele.

 Se não houver mudança de mentalidade, não haverá mudança de atitudes, e tudo continuará do mesmo jeito e seremos privados de experimentar a graça de Deus em nossa vida. Que a paz de Cristo esteja contigo!

__________________________________________________
Proclamação e partilha do Evangelho feita por Luciene Matoso, teóloga e da equipe diocesana da catequese.


ORAÇÃO DO DIA

Ó Deus, que nos mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário