terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

QUARTA-FEIRA DE CINZAS


Pastoral da Catequese, 17 de fevereiro de 2021.

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Saudações, queridos irmãos e irmãs catequistas, catequizandos, coordenadores e coordenadoras paroquiais da Pastoral da Catequese de nossa Diocese de Mogi das Cruzes!

Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Em nome da equipe diocesana da Animação Bíblico-Catequética, venho por essa carta saudar a todos/todas.

Sou o Padre Renan Ferreira Cabral, da Família dos Discípulos e vigário da Paróquia São Francisco de Assis, em Itaquaquecetuba.

Fui convidado pelo Padre Reginaldo, coordenador diocesano de Pastoral, a colaborar como assessor eclesiástico diocesano da Catequese. Fiquei feliz com o convite, feliz também com a equipe que me acolheu.

Estamos preparando muitos encontros para esse ano de 2021! E sempre estaremos juntos com esses escritos.

A QUARTA-FEIRA DE CINZAS, celebração essa que abre o TEMPO DA QUARESMA, é dia propício para toda a Igreja recordar nossa frágil natureza, que é marcada com o pecado e a morte. Marcada nossa frágil existência também pelas enfermidades – e aqui recordamos as milhões de vítimas do covid-19.

Hoje é dia de abrir nossos corações para acolher a Palavra de Deus, que diariamente se revela a nós. 

A tríplice dimensão da Quaresma (O JEJUM, A ESMOLA E A ORAÇÃO) nos coloca numa íntima relação com Jesus Nosso Senhor.

Assim, somos convidados/convidadas a mudar nossa vida, reorientar nossas mentes, crescer no Projeto de Amor de Deus.

“Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Marcos 1, 15) nos aponta o profundo convite de Jesus Cristo no evangelho. Mas antes, termos consciência de que “cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo”.

A dinâmica da conversão é consequência do tempo que se cumpre e o Projeto de Deus, o seu Reino, que se aproxima. Estejamos atentos/atentas primeiro a esses sinais!

A conversão da mente e do coração só será fecunda em nossas vidas, quando estivermos mais abertos à graça de Deus.

Peçamos ao Espírito Santo de Deus que derrame seus dons e carismas sobre a nossa Igreja, para que fiéis ao Evangelho de Jesus Cristo possamos crescer no convite que a Campanha da Fraternidade Ecumênica nos faz este ano, pelo tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o Lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14a).

Que nossa caminhada cristã esteja orientada ao que é verdadeiro, ao que define a nossa fé!

Sejamos irmãos e irmãs que promovem a unidade, a comunhão, que propaguem a paz. Deixemos de lado toda intolerância e violência, pois não revelam o espírito do evangelho. Jesus é a nossa Paz!

Santa Quaresma a todos/todas!


Pe. Renan Ferreira Cabral, DF. Assessor diocesano da Catequese.


LITURGIA DO DIA






Nenhum comentário:

Postar um comentário