sábado, 18 de julho de 2020

16º Domingo do Tempo Comum (19/07/2020)

Liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum - Ano A

Liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum

1ª LEITURA: Sabedoria 12,13. 16-19

SALMO 85(86), 5-6. 9-10. 15-16. "Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel"
https://www.youtube.com/watch?v=toZKJIeEcXs [vídeo do Raízes de Cristo consultado em 19/07/2020]

2ª LEITURA: Romanos 8,26-27

EVANGELHO: Mateus 13,24-43 [Clique aqui para ouvir]

Nesta passagem, podemos ver Jesus contando três parábolas: do joio e do trigo, do grão de mostarda e do fermento. A intenção de Jesus ao contar estas parábolas parece ser uma resposta às pessoas que pudessem sentir a impaciência com a aparente demora da ação divina. O Criador está sempre agindo. Mesmo em meio das dificuldades que venham a surgir na vida humana, como o joio no meio de uma plantação de trigo. Deus age até mesmo em pequenas situações, como num grão de mostarda e realiza grandes transformações, como no caso do fermento na massa. A parábola do joio é a que mais chama a nossa atenção. Não existe como eliminar tudo o que atrapalha a nossa caminhada. Precisamos dar mais atenção ao trigo do que o joio: é preciso valorizar mais o que temos de bom. Esta Palavra pode servir hoje como ocasião de questionamento: Como anda a nossa fé e nossa atenção diante das coisas de Deus? As outras duas parábolas falam do Reino de Deus do que parece frágil como uma semente ou insignificante como o fermento. A semente de mostarda, embora pequena, tem força de produzir uma árvore. O fermento, de modesta aparência, oculto em meio à farinha, tem força de fazer crescer a massa. A força do Reino é como do fermento, da semente de mostarda e da plantação do trigo: age por si só. Mas Deus concede a possibilidade da participação do ser humano neste Reino. Só depende de cada um de nós. Qual é a sua resposta a esse convite? Você tem sido trigo ou você tem sido joio na plantação de Deus?

Leitura e Reflexão do Evangelho feita por Maria Elizabeth Pereira, da equipe diocesana de catequese.


Mensagem da Semana
Todos nós somos um pouco joio e trigo ao mesmo tempo.
Ninguém pode pretender ser completamente bom e ver o outro somente mau.
Somos todos limitados: com virtudes e vícios, com fortalezas e fraquezas, bons e mais.
Só a Deus cabe fazer a colheita. Confiemos na sua Bondade, Clemência e na sua Fidelidade. 

Santo domingo e abençoada semana.🌹 (Irmã Ísis Ubalda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário