domingo, 12 de julho de 2020

15º Domingo do Tempo Comum (12/07/2020)

Liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum - Ano A

1ª LEITURA: Isaías 55,10-11

SALMO 64(65),10-14. "A semente caiu em terra boa e deu fruto"
https://www.youtube.com/watch?v=6dWE0LH_JcE [vídeo do Pocket Terço consultado em 12/07/2020]

2ª LEITURA: Romanos 8,18-23

EVANGELHO: Mateus 13,1-23 [Clique aqui para ouvir]


O Capítulo 13 do Evangelho de Mateus apresenta uma catequese que Jesus faz sobre a dinâmica do Reino de Deus, por meio de parábolas. Então, a gente vê que a primeira parábola é da semente da Palavra. A explicação do próprio Mestre, porque provavelmente a comunidade se questionava sobre o porquê do Reino de Deus não se propagar como o esperado. Aí a comunidade lembra a parábola de Jesus na qual os terrenos que acolhem a semente são diferentes. Um é duro, pisado. Outro é espinhoso. Outro é pedregoso. E há também o terreno fértil que produz 100, 60, 30... produz bastante. Portanto, a semente (Palavra) em si tem a força mas pode não encontrar ambiente propício para frutificar.
O semeador não é um incompetente que joga a semente à toa. Mas é um camponês pobre que planta no pequeno terreno que lhe resta. Depois que se espalhou o latifúndio lá na Galileia, a realidade é outra.
Assim como a semente, a Palavra de Deus produz resultados se encontra um coração aberto para acolher, para dar frutos e o semeador com certeza fica contente.
Assim [também] são as nossas comunidades... As comunidades tem pessoas que são terreno pedregoso, outras pessoas que são terreno espinhoso, outras pessoas que são terrenos duros... mas também tem pessoas que são terreno fértil. Então nós precisamos estar atentos a todo tipo de pessoa que tem lá na comunidade. Não esquecer que todas devem dar fruto, só que não somos nós que colheremos os frutos. Quem colhe o fruto é o semeador. Às vezes, a gente fica cobrando as pessoas, querendo que elas produzam o fruto que a gente quer e a gente esquece que as pessoas não tem que dar o fruto que a gente quer, elas tem que dar o fruto que Jesus quer, que o semeador quer. Ele plantou, ele sabe o fruto que vai dar.

[Leitura e reflexão do Evangelho por Rosildo Santos, da equipe diocesana de catequese.]


Mensagem da Semana
A terra boa é aquele que escuta a Palavra e a compreende, e da fruto:
cem por um, sessenta por um, trinta por um. 🌱.
Santo domingo e uma abençoada semana! (Irmã Ísis Ubalda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário