sexta-feira, 17 de julho de 2020

CATEQUESE EM TEMPOS DE PANDEMIA - respostas do formulário

A pandemia da Covid 19 deixou o mundo em pânico, proporcionando mudanças radicais na vida e no comportamento humano. Diante do desconhecido, principalmente nas questões da saúde, foi preciso tomar decisões no escuro, as mais básica possíveis, como o uso de máscaras e conduta de higiene mais complexas, isolamento social.

Sendo assim, uma das situações mais difíceis, foi o isolamento social, ficar longe da família e amigos foi a mais complicada, desencadeando solidão, medo e desespero num primeiro momento, depois... parar, respirar, repensar a situação e encontrar uma saída para lidar com todos esses sentimentos. Reaprender a viver dentro de sua própria casa, a estar mais próximos da família, tornou-se um dos desafios mais difíceis para alguns.

 Algumas pessoas tiveram a oportunidade de trabalhar em casa; já outras passam pelo pesadelo de estarem desempregadas contando com a ajuda solidária de outros. Mesmo sem uma perspectiva de futuro, foi possível enxergar novas oportunidades, muitos conseguiram se estabilizar durante a crise.

Mas uma das coisas mais relevantes foi a redescoberta para alguns e descoberta de outros das mídias sociais. A redescoberta se deu pelo fato de um novo jeito de uso das mídias sociais. Por outro lado, houve a descoberta daqueles que usavam o celular somente para receber e fazer ligações.

Com tudo isso acontecendo, até mesmo a Igreja teve que se adaptar a este momento turbulento, sendo assim houve a necessidade de saber como cada agente de pastoral está vivendo. Neste caso, foi formulado um questionário para sabermos como os Catequistas estão vivendo neste momento.

RESUMO DO QUESTIONÁRIO REALIZADO PELA CATEQUESE DIOCESANA

1-Quais as mudanças em sua rotina pessoal neste período de pandemia?

As mudanças em geral na vida de cada um consistem nas preocupações com o momento, mudança radical, adaptações na rotina diária como: uso de máscaras, prática do distanciamento social: sair só em caso de necessidade, uso das redes sociais para diversos fins, ajudar nas atividades dos filhos, participação de missa somente pela TV, trabalho “home Office”, valorizar cada momento em Família, reinventar por meio das tecnologias e novas plataformas para acessar a parte profissional, a necessidade de contato com os catequistas e saber como estão em relação a catequese, a preocupação com aqueles que se enquadram no grupo de risco e com as famílias.

Para alguns não houve mudanças em sua rotina, exceto seguir o protocolo de cuidados. Para outros, por pior que pareça ser, conseguem enxergar novas perspectivas; muitas mudanças boas estão acontecendo, levando as pessoas a uma nova forma de pensamento. Reaprender a ser mais tolerantes às novas adversidades, repensar sobre as suas atitudes e ações; buscar métodos para ser uma pessoa melhor; fortalecer cada dia mais a vida espiritual através deuma experiência mais profunda com a palavra, com o terço; criar uma rotina para ocupar o tempo de forma saudável e produtiva; buscar conhecer a história da Igreja; “lives” de missas e momento de espiritualidade transmitida pela comunidade; acompanhar famílias vulneráveis; ajudar membros da família que tem filhos na creche e na escola; procurar diversão em casa, conversar sobre a pandemia, rezar mais pelas famílias e participar de campanhas de doações; se adaptar aos encontros online;aprender a conviver 24h com todos em casa;oportunidade de rever a vida, conceitos e projetos, dar valor as coisas simples e olhar o mundo com outros olhos; experimentar Deus de uma forma tão pessoal e profunda;Fazer artesanato como terapia; fazer algo (como marmitinha) para ter uma renda, fazer almoço para alguns moradores de rua que estão abrigados em Paróquias; reuniões, formações e catequese online; mais orante esse cuidar mais para que fique tudo bem; estudos e pesquisas com a colaboração das famílias na catequese. Ainda tem aqueles que continuam ajudando a organizar a missa online, entre outras atividades.

Portanto, estamos tentando viver esse momento da melhor maneira possível, sendo que a maior preocupação no momento é com as famílias, saber como estão e procurar assisti-las de alguma forma, e fazer com que percebam o quanto é importante a catequese familiar. Levando-as a compreender quão grande é nosso Deus através da oração e da Palavra, e principalmente reaprendendo a viver a religiosidade em família, algo que a muito se perdeu.


2-Como estão vivendo este momento na catequese?

Cada Paróquia desenvolve projetos de acordo com sua realidade e necessidade. A colaboração dos Padres tem sido de grande ajuda quanto aos conteúdos produzidos para as mídias sociais. Enquanto isso, os catequistas interagem com seus catequizandos de acordo com a realidade e a necessidade do momento, pois sabemos que algumas famílias e comunidades sofrem com a falta de acesso à internet, se dividem entre as atividades escolares e à diversidade de conteúdos pelos meios de comunicação. Estamos caminhando devagar na catequese, temos que entender a importância de manter o vínculo e carinho com os catequizandos e sua família e que este não é o momento de cobrar conteúdo ou atividades. E que somente a fé vai ser o suporte para superar esse momento.

Os envios das atividades percorrem vários caminhos como:

·         Via watsapp, zoon, meet, skipe e facebook dando ênfase as datas mais importantes do calendário litúrgico, tarefas bíblicas, proposta de dinâmicas em família;

·         Áudios, mensagens, vídeo chamadas onde se interagem e dão retorno das atividades;

·         A colaboração de alguns Padres através das mídias enviando mensagens de incentivo para participarem da catequese online com seus catequistas;

·         Entrega de atividades impressa nas casas dos catequizandos; (foi falado na reunião de coordenadores online);

·         Sem atividades nesse momento, mas há o incentivo para os momentos de oração em família, pois nesse momento acreditamos que é tempo de cuidar um do outro;

·      Foram dados algumas sugestões para os catequistas passarem para as crianças, convidando-os a rezar pelas famílias, foi realizado um vídeo com fotos dos catequistas e enviado para cada um deles, parabenizando as atividades deles com as crianças,

·       Em algumas comunidades a catequese online está sendo muito produtiva, outras oferecem apoio emocional, e conteúdos lúdicos (vídeos, música)

·         Há a preocupação de coordenadores com os Catequistas, sempre procurando apoiar, ouvir, orientar e incentivar;

·         Envio de propostas para encontros como reflexão dedatas solenes e Evangelhos da semana, para fortalecer a vivência em família.

·                Há famílias muito participativas, que se fazem presente auxiliando os catequistas;

·            Procurar saber como está sendo para eles esse período de pandemia, muitos dizem que estão com muitas tarefas da escola e acaba sendo cansativo;

·              Alguns catequistas estão sobrecarregados com os trabalhos da faculdade, trabalho em casa, como professores que dão aula online.... entre outros. Mas que fazem o seu melhor para evangelizar neste momento;

·          Muitos estão iniciando seu primeiro ano como coordenador, sentem o peso da dificuldade e a complexidade de lidar com esse momento;

       Em algumas Paróquias e comunidades estão sem muitas atividades, outras literalmente paradas; na maioria dos casos não é possível atender 100% da catequese em consequência de alguns obstáculos, por exemplo:

·         Internet precária em alguns lugares e a falta da mesma em outros, principalmente nas áreas rurais;

·         Falta de interesse de alguns catequistas e dificuldade de lidar com as redes sociais de outros;

·         Falta de incentivo de alguns Padres;

·         Dificuldades em conciliar a rotina familiar, de trabalho com a catequese;

·         Dispersos cada um fazendo do seu jeito, sem contato e retorno de alguns coordenadores;

·        Pouco retorno dos catequizando mediante a tentativa do catequista realizar o encontro via internet;

·         Catequistas com muitas dificuldades com as redes sociais;

·      Ainda há os que não se esforçam para dar continuidade e criticam os que de alguma forma se esforçam para fazer a diferença, simplesmente esperando tudo passar.


OUTROS COMENTÁRIOS

·         Em primeiro lugar parabenizar e agradecer toda a equipe diocesana pela iniciativa da reunião virtual, pela iniciativa e preocupação com as paróquias. A reunião foi muito boa para conhecer a realidade da diocese, a nossa dificuldade foi a mesma de muitas paróquias, oremos por todos os catequistas para serem iluminados pelo Espírito Santo. Quero agradecer pela reunião de hoje, para mim foi de grande valia, pois pudemos ver que não estamos sozinhos nessa e que todos estão aprendendo a dar catequese de uma forma totalmente diferente, penso que essa pandemia nos fez sair um pouco da zona de conforto e nos ensinou a inovar. Isso é muito, tento sempre tirar pontos positivos das coisas e para mim isso foi um deles.

·         No início foi muito difícil, mas Deus, como sempre, tem nos sustentado, e guiado nossos encontros. E as formações diocesanas tem nos ajudado muito também!

·         Pude constatar que todos estamos procedendo mais ou menos da mesma forma, mas no geral, todos acreditam que foi um aprendizado importante e que este isolamento nos proporcionou a possibilidade de repensarmos a catequese e que os meios digitais vieram para somar e assim sermos sempre mais efetivos na evangelização. As famílias estão participando muito mais nos encontros online, desafios para descontrair e se conhecerem melhor

·         É preciso partir para a ação criativa e disponibilizar recursos para os catequistas que se sentem desanimados nesse momento de pandemia.  Pensar numa maneira de se encontrar com os jovens seja por aplicativo, plataforma da diocese, pois te se constatado o crescente índice de suicídio entre os jovens.

·         Tem Catequistas doentes, estressados por estarem dando aulas online, família que ficou doente, entre tantos problemas particulares, ou seja ele também tem uma carga.

·         A criatividade, a inteligência, a boa vontade, a dedicação e a Fé dos Catequistas fazem a diferença. O resultado é recompensado com a participação das famílias. E isso é agradável à Deus!!!

·         Nesta reunião, a partilha dos demais catequistas foram de grande valia para incentivar no trabalho das boas ideias aqui partilhadas.


SUGESTÕES PARA PAUTA DA PRÓXIMA REUNIÃO

·         Considero importante nas próximas reuniões incluir pautas sobre Recursos Tecnológicos na Catequese, pois neste momento aprendemos de forma inesperada, mas são recursos úteis, criativos, atrativos e com alcance muito grande, favorecendo a Evangelização.

·         Amei as sugestões dos agentes, na reunião, seguirei algumas. Vai dar tudo certo. Gostei de participar da reunião, porém acho que foi muito longa, por isso muita gente saiu antes do término.

·         Continuar com reuniões virtuais e passar a pauta com antecedência para que a participação seja mais objetiva.

·         Fazer reunião virtual por Setor/Região para ser mais objetiva (pois haverá menos participantes) e com duração máxima de 01 hora.

·         Continuar com as reuniões on-line mesmo pós-pandemia, isso aumenta nossa proximidade e encurta o tempo de uma reunião a outra. Seria maravilhoso adotar esse recurso para troca de experiências e ajuda mútua por cidade ou região.

Não estávamos preparados para essa realidade, mesmo com nossos trabalhos já realizados, a programação de eventos da catequese de algumas Paróquias ficará para 2021 com a remarcação das datas após o retorno da catequese presencial.

Continuemos na caminhada, que embora seja difícil e complexa não pode ser obstáculos a todo sentido do nosso chamado, temos que dar continuidade ao projeto de Deus para que voltemos mais fortes para evangelizar presencialmente. Sejamos sal e luz no mundo, e que o Espírito Santo nos conduza para águas mais profundas!

Que nosso Senhor JESUS CRISTO nos abençoe e também a este mundo que sofre tanto com essa pandemia.

Abençoe a todas as famílias e que haja consolo e paz no coração de todos que perderam algum ente querido para a Covid -19.

Deus seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário