quarta-feira, 16 de abril de 2014

BÍBLIA - Aula 2. INTRODUÇÃO AO LIVRO DO ÊXODO

(Anotações referentes à aula de 02/04/2014, ministrada pelo diácono Ubirajara, de Poá)

A palavra “Êxodo” significa “saída”. Este livro pode ser dividido em duas partes: uma histórica e outra legislativa. A histórica trata da vida dos hebreus no Egito e de sua multiplicação. Focaliza o nascimento de Moisés e, depois com este à frente, narra a peregrinação pelo deserto rumo à Terra Prometida. A parte legislativa contém uma série de leis religiosas, morais e civis, culminando no Monte Sinai, com a promulgação do Decálogo, também chamado Antiga Aliança.
Dos anos em que o povo hebreu passou no Egito, o autor sagrado relata apenas os dados que interessam à história religiosa dos hebreus: sua multiplicação extraordinária, desde as famílias vindas dos filhos de Jacó, chegados ao Egito, a glória de José e a opressão de seus descendentes, pelo monarca egípcio (faraó). Acredita-se que Ramsés II, que teria reinado entre os anos 1301-1225 a.C., tenha sido esse opressor e que pertencia à 19ª dinastia.
Quem desconhece o Êxodo e sua mensagem jamais entenderá o sentido de toda a Bíblia, pois está fundamentada neste livro a ideia de que se tem de Deus, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento. De fato, a mensagem centrada do Êxodo é a revelação do nome do Deus verdadeiro: “Eu sou aquele que sou!” fazendo derivar do verbo hebraico “JHWH” ou “IHWH”, embora dessa raiz se originasse o improvavel “Javé”; esse nome no Êxodo está intimanete um ligado à libertação do povo hebreu. Javé é o único Deus verdadeiro que ouve o clamor do povo oprimido e o liberta, para reestabelecer com ele uma aliança e lhe dar leis que transformam a relação entre as pessoas. Desse modo, o homem só é capaz de nomear o verdadeiro Deus quando o considera de fato o libertador de qualquer forma de escravidão. 
A pergunta fundamental do Êxodo é: “QUAL É O SEU VERDADEIRO DEUS?” A resposta que aí encontramos é a mesma que reaparece em toda a Bíblia, e principalmente na pregação, atividade e pessoa de Jesus.
Na “sarça ardente” está o mistério da experiência de Deus que está além da compreensão humana. Este mistério é apresentado como fogo que arde sem se consumir (Êxodo 3,1-6). Esse Deus misterioso e aliado do povo oprimido, o povo de Abraão, Isaac e Jacó. Moisés se sente incapaz e sem autoridade para ser mediador da libertação para um povo, com quem jamais conviveu. Deus lhe assegura que estará com ele e que a libertação vai se realizar.
 
DESTAQUES:
Ex 2,11-22. Moisés, sabendo de sua origem, depara-se com a violência de um egípcio contra um escravo hebreu; sua primeira reação foi se colocar em defesa do oprimido; porém, faz uso da violência, mata o opressor e precisa fugir para não ser preso. Confiando apenas em sua própria força, Moisés fracassou. Recorre, então, ao auxílio de Deus. Nos Capítulos 3 e 4, Deus se revela a Moisés como o Libertador e o envia para enfrentar o faraó, livrar o povo da escravidão e conduzi-lo à Terra Prometida. É Deus quem vai à frente e Deus garante que a libertação vai se realizar. O homem deve assumir o projeto de Deus e deixar-se conduzir por Ele para que a libertação seja plena.
(Atualizado em 05/05/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário